Banner Portal
Vista Alegre Fábrica de Porcelana: um caso de arquitectura sustentável
PDF

Palavras-chave

Vista Alegre
Utopia realizada
Cidades operárias

Como Citar

Campolargo, M. C., & Fonseca, M. T. S. D. (2011). Vista Alegre Fábrica de Porcelana: um caso de arquitectura sustentável. Labor E Engenho, 5(1), 62–85. https://doi.org/10.20396/lobore.v5i1.107

Resumo

Este trabalho estuda a unidade fabril da Vista Alegre, criada em 1824, em Ílhavo (Portugal), procurando identificar os fundamentos teóricos e práticos que lhe deram origem. Para um melhor entendimento dos princípios gerais que fundamentam e contextualizam o projecto empresarial de José Ferreira Pinto Basto contribui o estudo elaborado sobre a cidade industrial e as utopias do século XIX. Todavia, para interpretar as escolhas do fundador é também necessário conhecer o panorama nacional da época e as características do local de implantação. A evolução urbana do complexo encontra-se associada à criação de um modelo social. Os períodos de expansão correspondem a projectos específicos que apontam para uma constante remodelação e modernização do espaço. Foi feito um trabalho de sistematização por ruas sendo aqui expostas algumas das conclusões. Analisou-se ainda a repercussão que este desenvolvimento tem na população e a forma como afecta as relações sociais. Neste modelo tudo é planeado mas a população acaba por se adaptar de tal forma que tudo parece inato. Este complexo fabril surge como um espaço autónomo e sustentável. O aglomerado urbano promove o equilíbrio e a interligação entre o edificado e a envolvente bem como a relação do individuo com a sociedade. O exercício quiçá mais importante deste trabalho está relacionado com a tentativa de completar a análise dos modelos teóricos com uma avaliação da forma como se comportam quando implementados num espaço concreto. Pretendemos identificar as características que fizeram funcionar o modelo da Vista Alegre e os elementos perturbadores de um equilíbrio construído.

https://doi.org/10.20396/lobore.v5i1.107
PDF

Referências

ARANHA, Brito. Memórias Histórico Estatísticas de algumas Vilas e Povoações de Portugal. Lisboa: A. M. Pereira, 1883.

ARIÈS, Philipe. História da vida privada. Edições afrontamento, 1991.

BASTO, João Theodoro Ferreira Pinto. A Fábrica da Vista Alegre: o livro do seu centenário 1824- 1924. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1924.

BRANDÃO, J. Pinto. As casas operárias da 2º circunscrição industrial in Boletim do trabalho Industrial, nº66, Lisboa: Ministério do Fomento, 1912.

CHOAY, Françoise. L´urbanisme utopies et realités. Éditions du Seuil, 1965.

FANECA, Nélida Oliveira. A Vista Alegre: uma unidade urbana no âmbito da construção de bairros operários do período industrial. Dissertação de Mestrado, FAUP, Porto, 2001.

FRASCO, Alberto Faria. Mestres Pintores da Vista Alegre. Porto: Livraria Figueirinhas, 2005.

GIRÃO, Luis Ferreira. As casa operárias 1º circunscrição. in Boletim do Trabalho Industrial, Lisboa: Ministério do Fomento, 1911.

GOMES, Marques. A Vista Alegre: Memória Histórica. Aveiro: Tip. Minerva Central, 1924.

GONÇALVES, José Manuel. Mesas em Portugal. Lisboa: Estar editora, 1995.

LINO, Raul. Casas Portuguesas. Viseu: livros cotovia, 11ª edição, 2007.

MATTA, Caeiro da. Estudos Económicos e Financeiros, Habitações Populares. Coimbra: Imprensa da Universidade,1909.

MATTOSO, José. História de Portugal, editorial Estampa, 1993.

MORGADO, Manuel. Memórias do “Reino do Rio”. Vista Alegre, 2006.

NEW LANARK. Histoire de New Lanark. New Lanark [Escócia]: Conservation Trust, 2001.

PEREIRA, Paulo. História da arte Portuguesa vol III. Barcelona: Circulo de leitores, 1995.

PESSANHA, José. A Porcelana em Portugal: a Fábrica da Vista Alegre. Lisboa: Livraria Aillaud e Bertrand, 1924.

PIRES, Guilhermino. Vista Alegre Porcelanas, Ediçoes Inapa. 1989.

RODRIGUES, Manuel Ferreira. A indústria cerâmica em Aveiro (final do séc. XIX – inicio do séc. XX) contribuição para o seu estudo. Coimbra, 1990.

RODRIGUES, Manuel Ferreira. Histótia da Industria Portuguesa da Idade Média aos nossos dias. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1999.

RODRIGUES, Manuel Ferreira. Vidro e Vidreiros na Vista Alegre, Documentos para a História da Fábrica fundada por José Ferreira Pinto Basto: 1824-1839, Lisboa, 1994.

ROSA, Laura Marques. A Vista Alegre uma instituição diferenciada no âmbito da indústria portuguesa do século XIX (1824-1900), Lisboa, 1995.

SARAIVA, José Hermano. Diário da História de Portugal vol. 2. Lisboa: Difusão Cultural, 1994.

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.