Banner Portal
Crescimento urbano de Sabará [MG]: modificação e conservação da cidade segundo seus instrumentos legais de planejamento
PDF

Palavras-chave

Crescimento urbano. Patrimônio cultural. Sabará. Minas Gerais.

Como Citar

Silva, J. P. da. (2010). Crescimento urbano de Sabará [MG]: modificação e conservação da cidade segundo seus instrumentos legais de planejamento. Labor E Engenho, 4(2), 1–16. https://doi.org/10.20396/lobore.v4i2.240

Resumo

Este artigo busca discutir a atuação das normas de regularização do território frente ao desenvolvimento urbano, em área que apresenta um preexistente diferenciado por suas características históricas e urbanísticas. Visando desenvolver uma investigação acerca do planejamento urbano, a cidade mineira de Sabará será o foco da análise deste artigo. Isso por dois motivos a priori: primeiro por se tratar de uma área diferenciada, apresentando edificações protegidas por tombamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, e outrastombadas a nível municipal; e segundo, pelo fato de Sabará estar inserida na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e por estar muito próxima da capital mineira. Neste contexto de intenções, este artigo se desenvolve a partir da realização de revisão bibliográfica de dimensão histórica, buscando, duplamente, uma compreensão da dinâmica urbana da cidade de Sabará e uma compreensão de sua passagem no tempo, particularmente as alterações ocorridas em seu território envolvente. Associadas, as duas perspectivas contribuirão na análise das normas em vigor, e no entendimento do papel exercido pelas mesmas na articulação das tendências de modificação e de conservação da cidade de Sabará.

https://doi.org/10.20396/lobore.v4i2.240
PDF

Referências

AGÊNCIA de desenvolvimento econômico e social de Sabará. Diagnóstico Municipal de Sabará 2006-2010. Disponível me: http://www.adsabara.org.br/. Acesso em: Junho/2010.

ALVES, Carmen Teresa Lopes; CAMBRAIA, Maria Aparecida Seabra de Carvalho; VALLE, Maria Izabel Marques do; CARVALHO, Maria de Lujan Seabra de; FAGUNDES, Sérgio. Preservação Cultural em Sabará: a experiência da COMTE. Disponível em: https://goo.gl/WNv4iq.

Acesso em: Junho/2010.

ARQUIVO Noronha Santos. Disponível em: http://www.iphan.gov.br/ans/inicial.htm. Acesso em: junho/2010.

ARRELARO, Rafael. Paisagem urbana do entorno a bens tombados: Estudo da delimitação de perímetros para os bens tombados em Sabará/MG. In: Arquimemória 3, Salvador. 2008.

CARVALHO, Grazielle Anjos. Análise espacial urbano-sócio-ambiental como subsídio ao planejamento territorial do município de Sabará. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação do Departamento de Geografia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte [MG]. 2010.

PREFEITURA MUNICIAPL DE SABARÁ. Lei Complementar nº 005/2004. Dispõe sobre a ocupação e o uso do solo no Município de Sabará e dá outras providências. Disponível em: https://goo.gl/1bhfGv. Acesso em: Maio/2010.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SABARÁ. Lei Complementar nº12, de 08 de janeiro de 2008. Dispõem sobre o Plano Diretor do Município de Sabará e dá outras providências. Disponível em: http://sabara.mg.gov.br/web/index.phpoption=com_docman&task=doc_details&gid=22&Itemid=12. Acesso em: Junho, 2010.

SABARÁ em 1900. Disponível em: http://www.sabaranet.com.br/hist_1900.asp. Acesso em: Junho, 2010.

SANT`ANNA, Márcia. Da Cidade-monumento à Cidade-documento. A trajetória da norma de preservação de áreas urbanas no Brasil (1937 1990). Dissertação (Mestrado). Salvador [BA], Universidade Federal da Bahia. 1995.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 2ª edição. São Paulo [SP]: Editora Hucitec, 1991.

VASCONCELLOS, Salomão. Como nasceu Sabará. Revista do Sphan, Rio de Janeiro, n. 09, p.291-330, 1945. (Iphan, Rio de Janeiro). Disponível em: http://www.iphan.gov.br/revistadopatrimonio. Acesso em: Junho, 2010.

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.