Intervenções no espaço urbano: um desafio à paisagem. O estudo de Valença [Bahia], Brasil

Autores

  • Erika Jorge Rodrigues Cunha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/lobore.v4i2.241

Palavras-chave:

Paisagem cultural. Urbanização. Planejamento urbano.

Resumo

O presente artigo tem o propósito de apresentar os resultados de pesquisa sobre a Paisagem Cultural de Valença, Bahia, Brasil, desenvolvida entre os meses de maio a outubro de 2010 com subsídios do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Por meio da experiência valenciana, pretende destacar a relevância dos aspectos materiais e imateriais no processo de produção de cidades, e apontar como a desconsideração destes elementos pelos órgãos gestores implica em soluções urbanísticas capazes de comprometer seriamente contextos de vida e paisagens socioculturais construídas e consolidadas pelo tempo e trabalho humano. O foco do estudo volta-se, essencialmente, ao contexto de vida de significativo número de famílias que vivem da pesca artesanal e da carpintaria naval, atividades que constituem o principal diferencial cultural de Valença, e que, no momento, enfrentam sua maior crise estrutural sendo iminente o risco de seu desaparecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Jorge Rodrigues Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteta Urbanista. Especialista em Revitalização Urbana e Arquitetônica [UFMG, 2005]. Mestre em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo [UFMG, 2008]. Belo Horizonte [MG], Brasil.

Referências

CALVINO, Ítalo. (1990) As cidades invisíveis. São Paulo [SP]: Ed. Companhia da Letras., 2006. 150p.

COHEN, Uriel e RYZIN, Lani Van. Pesquisa em Arquitetura. In: SNYLLER, Janes C. e CATANESE, Anthony J. (coords.). Introdução à Arquitetura. Rio de Janeiro [RJ]: Ed. Campus, 1984. C.15, p.386- 394.

DIAS, Gentil Martins. Depois do Latifúndio: continuidade e mudança na sociedade rural nordestina. Rio de Janeiro [RJ]: Ed. UNB, 1978.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo [SP]: Ed. Martins Fontes., 2006. 227p.

OLIVEIRA, Edgard Otacílio da Silva. Companhia Valença Industrial: 161 anos de uma profunda relação social com a cidade de Valença. Valença [BA], 2005. [IMPRESSO]. Acervo Câmara Municipal de Valença.

OLIVEIRA, Edgard Otacílio da Silva. Valença: dos primórdios à contemporaneidade. Valença[BA]: Ed.FACE, 2009.

OLIVEIRA, Waldir Freitas. A Industrial Cidade de Valença: um surto de industrialização na Bahia do século XIX. Salvador [BA]: Ed. UFBA, Centro de Estudos Baianos, 1985.

REBELLO, Domingos José Antônio. Corografia ou Abreviada História Geográfica do Império do Brasil. Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia. Bahia, n. 55, p. 207, 1929.

Inventário de Proteção ao Acervo Cultural da Bahia. IPAC/BA. Volume V. Monumentos e Sítios Litoral Sul. Salvador [BA]: 1975.

Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. XX Volume. Rio de Janeiro [RJ], 1958.

Plano Municipal de Cultura de Valença. PMC. Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura. Valença [BA], 2009.

Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Valença. PDDU. Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura. Valença [BA], 2000.

Downloads

Publicado

2010-06-02

Como Citar

CUNHA, E. J. R. Intervenções no espaço urbano: um desafio à paisagem. O estudo de Valença [Bahia], Brasil. Labor e Engenho, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 17–33, 2010. DOI: 10.20396/lobore.v4i2.241. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/labore/article/view/241. Acesso em: 9 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos