Resumo
Este artigo apresenta parte do resultado de pesquisa desenvolvida para a obtenção do titulo de Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – com o objetivo de identificar o patrimônio cultural de sete fazendas históricas, localizadas na região de Limeira [SP], formadas a partir do século XIX. O estudo demonstra a importância deste patrimônio agrário, que forma um conjunto de “Fazendas Históricas” que compõe atualmente o programa turístico da Prefeitura Municipal de Limeira. Uma análise comparativa entre estas propriedades, com mapas, fotos e levantamentos de campo permitiu identificar a arquitetura rural e o processo de desenvolvimento agrícola em cada contexto. Realizou-se, também, uma análise entre fichas de inventário aplicadas no país, que serviu de base para o desenvolvimento de uma ficha própria, a qual contribuiu para o inventariamento do conjunto de bens imóveis destas propriedades. Com o inventário e catalogação do patrimônio edificado, foi possível relacionar as fazendas através de seu contexto cultural, buscando uma reflexão sobre a sua ordenação territorial com o intuito de reconhecer as transformações agrárias ali ocorridas, que proporcionaram o desenvolvimento do processo de pré- industrialização da região. O reconhecimento destes “cenários” é importante para a preservação de “paisagens culturais” voltadas para o turismo agroecológico.
Referências
ARGOLLO FERRÃO, A. M. Arquitetura do Café. Campinas [SP]: Editora da Unicamp; São Paulo [SP]: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
BUSCH, Reynaldo Kuntz. História de Limeira. 3a. ed., Limeira [SP]: Sociedade Pró-Memória de Limeira [SP]; Unigráfica, 2007. 402p.
FAZENDA SANTA GERTRUDES. Página oficial da fazenda Santa Gertrudes. Disponível em: http://www.fazendasantagertrudes.com.br.
FORJAZ, Djalma. O Senador Vergueiro. Sua vida e sua época (1778-1859). São Paulo [SP]: Oficinas do Diário Oficial, 1924.
FRANCISCO, Rita de Cássia. Inventário como ferramenta de intervenção: a experiência da cidade de Campinas [SP]. Revista CPC, São Paulo [SP], n.6, p.119-141, maio / out., 2008.
HEFLINGER JÚNIOR, José Eduardo; LEVY, Paulo M.; CANTALICE, Rommel S. C. (org.) Recordações de Infância de Carlota Schmidt no Ibicaba. Trad. português-alemão. Limeira [SP]: Unigráfica, 2005. 153p.
HEFLINGER JÚNIOR, José Eduardo. Ibicaba: O berço da colonização européia de cunho particular. Trad. português-alemão. Limeira [SP]: Unigráfica, 2007. 198 p.
KAMIDE, Edna Hiroe Miguita (coord.) Patrimônio cultural paulista: Condephaat 1968-1998. São Paulo [SP]: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1998.
REVISTA-GUIA. Conheça Limeira: Berço da Imigração Européia de Cunho Particular. Limeira [SP], Prefeitura Municipal de Limeira, 2003.
SCARIATO, Juliana B. P. Caracterização da paisagem cultural da região de Limeira [SP] com base no reconhecimento e valorização do seu patrimônio de engenharia e arquitetura rural. Orientador: André Munhoz de Argollo Ferrão. 2009. 218 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Campinas – UNICAMP. Campinas [SP], 2009.
A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.