Fazendas históricas da região de Limeira [SP]: reconhecimento e valorização das paisagens culturais

  • Juliana Binotti Pereira Scariato Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Limeira
Palavras-chave: Arquitetura rural, Paisagem e proteção, Fazendas, Patrimônio histórico, Paisagem cultural

Resumo

Este artigo apresenta parte do resultado de pesquisa desenvolvida para a obtenção do titulo de Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – com o objetivo de identificar o patrimônio cultural de sete fazendas históricas, localizadas na região de Limeira [SP], formadas a partir do século XIX. O estudo demonstra a importância deste patrimônio agrário, que forma um conjunto de “Fazendas Históricas” que compõe atualmente o programa turístico da Prefeitura Municipal de Limeira. Uma análise comparativa entre estas propriedades, com mapas, fotos e levantamentos de campo permitiu identificar a arquitetura rural e o processo de desenvolvimento agrícola em cada contexto. Realizou-se, também, uma análise entre fichas de inventário aplicadas no país, que serviu de base para o desenvolvimento de uma ficha própria, a qual contribuiu para o inventariamento do conjunto de bens imóveis destas propriedades. Com o inventário e catalogação do patrimônio edificado, foi possível relacionar as fazendas através de seu contexto cultural, buscando uma reflexão sobre a sua ordenação territorial com o intuito de reconhecer as transformações agrárias ali ocorridas, que proporcionaram o desenvolvimento do processo de pré- industrialização da região. O reconhecimento destes “cenários” é importante para a preservação de “paisagens culturais” voltadas para o turismo agroecológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Binotti Pereira Scariato, Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Limeira
Mestre em Engenharia Civil, Área de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais (FEC / Unicamp). Especialista em Patrimônio (PUC-Campinas). Arquiteta e Urbanista. Limeira [São Paulo], Brasil.

Referências

ARGOLLO FERRÃO, A. M. Arquitetura do Café. Campinas [SP]: Editora da Unicamp; São Paulo [SP]: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

BUSCH, Reynaldo Kuntz. História de Limeira. 3a. ed., Limeira [SP]: Sociedade Pró-Memória de Limeira [SP]; Unigráfica, 2007. 402p.

FAZENDA SANTA GERTRUDES. Página oficial da fazenda Santa Gertrudes. Disponível em: http://www.fazendasantagertrudes.com.br.

FORJAZ, Djalma. O Senador Vergueiro. Sua vida e sua época (1778-1859). São Paulo [SP]: Oficinas do Diário Oficial, 1924.

FRANCISCO, Rita de Cássia. Inventário como ferramenta de intervenção: a experiência da cidade de Campinas [SP]. Revista CPC, São Paulo [SP], n.6, p.119-141, maio / out., 2008.

HEFLINGER JÚNIOR, José Eduardo; LEVY, Paulo M.; CANTALICE, Rommel S. C. (org.) Recordações de Infância de Carlota Schmidt no Ibicaba. Trad. português-alemão. Limeira [SP]: Unigráfica, 2005. 153p.

HEFLINGER JÚNIOR, José Eduardo. Ibicaba: O berço da colonização européia de cunho particular. Trad. português-alemão. Limeira [SP]: Unigráfica, 2007. 198 p.

KAMIDE, Edna Hiroe Miguita (coord.) Patrimônio cultural paulista: Condephaat 1968-1998. São Paulo [SP]: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1998.

REVISTA-GUIA. Conheça Limeira: Berço da Imigração Européia de Cunho Particular. Limeira [SP], Prefeitura Municipal de Limeira, 2003.

SCARIATO, Juliana B. P. Caracterização da paisagem cultural da região de Limeira [SP] com base no reconhecimento e valorização do seu patrimônio de engenharia e arquitetura rural. Orientador: André Munhoz de Argollo Ferrão. 2009. 218 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Campinas – UNICAMP. Campinas [SP], 2009.

Publicado
2011-12-21
Como Citar
Scariato, J. B. P. (2011). Fazendas históricas da região de Limeira [SP]: reconhecimento e valorização das paisagens culturais. Labor E Engenho, 5(4), 106-120. https://doi.org/10.20396/lobore.v5i4.8634451
Seção
Artigos