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Avaliação da erodibilidade de áreas degradadas na faixa de domínio da DF-250 Brasil
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Palavras-chave

Erosões
Processos erosivos
Solos tropicais
Voçorocas

Como Citar

De Paula, G. F., Massocco, N. S., & Boaventura, N. F. (2023). Avaliação da erodibilidade de áreas degradadas na faixa de domínio da DF-250 Brasil: estudo de caso. Labor E Engenho, 17(00), e023007. https://doi.org/10.20396/labore.v17i00.8673218

Resumo

As erosões no Distrito Federal apresentam um processo evolutivo muitas vezes diferenciado daqueles observados em outras regiões do Brazil, resultado de condicionantes geológicos-geotécnicos e ambientais característicos desta região. Trata o estudo em questão de extenso processo erosivo localizado em segmento da rodovia distrital DF-250, causado pela urbanização desordenada e agravado pela falta de sistemas de drenagem pluviais planejados e de sua correta manutenção. Logo, faz-se necessário o entendimento das condicionantes desta erosão. A partir do traçado da rodovia, o estudo concentrou-se em levantar as implementações definidas pelo DER/DF, que consistiram em ensaios laboratoriais como granulometria, ensaios de campo como infiltração e Standard Penetration Test (SPT) e análise do meio físico por meio de mapas geológico, geomorfológico, perda de solo, entre outros. Estas análises permitiram refletir sobre os possíveis fatores desencadeadores dos processos erosivos, como drenagens incorretas, fluxo ampliado pela ação humana e os períodos chuvosos que provocam a variação da umidade ao longo do perfil de solo. Considerando estes aspectos como as causas principais da degradação, foram analisadas as medidas de recuperação das áreas erodidas, tais como a reconformação do relevo para que se formem áreas que funcionem como bacias de retenção, retendo as águas pluviais e reduzindo o escoamento, adicionados com vegetação e retaludamento de locais com intenso processo de voçorocamento. Por fim, foi possível propor sugestões de estudos que podem ser úteis para um entendimento abrangente dos processos erosivos no entorno da DF-250.

https://doi.org/10.20396/labore.v17i00.8673218
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Referências

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