Banner Portal
O processo de preservação da Fábrica de Lacticínios das Fazendas Nacionais em Campinas do Piauí
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Paisagem cultural. Patrimônio industrial. Acervo arquitetônico rural. Memória cultural. Fábrica de laticínios.

Cómo citar

Costa, A. A. de A. (2010). O processo de preservação da Fábrica de Lacticínios das Fazendas Nacionais em Campinas do Piauí. Labor E Engenho, 4(4), 78–92. https://doi.org/10.20396/lobore.v4i4.121

Resumen

Este texto que se intitula “O processo de preservação da Fábrica de Lacticínios das Fazendas Nacionais em Campinas do Piauí” pretende abordar a questão da preservação do patrimônio industrial e rural piauiense, apresentado conteúdo de forma original e inédita, em nível nacional e internacional. Os dados expostos e as análises realizadas são referentes a um importante estabelecimento industrial, localizado em área rural do interior do Estado do Piauí, que fazia parte do patrimônio das Fazendas Nacionais, e que foi inaugurado em 1897. O trabalho se contextualiza no âmbito das discussões sobre importantes questões nas áreas de Patrimônio Industrial e Arquitetura Rural. O Estado do Piauí tem em sua formação histórica e social uma forte relação com a cultura rural, ligada ao ciclo do couro quedesenvolveu a criação de núcleos urbanos oriundos de antigas fazendas de criação de gado que ocuparam inicialmente grande parte das terras piauienses. A Fábrica de Lacticínios é um exemplar da relação entre o patrimônio rural e o patrimônio industrial no Estado do Piauí, e passa por um complexoprocesso para a sua preservação, conforme será analisado neste texto, que abordará questões pertinentes à relação intrínseca entre “Patrimônio e Desenvolvimento Regional”, buscando contribuir para com o tema principal da Conferência Internacional sobre Patrimônio e Desenvolvimento Regional, que permitiu aprofundar temáticas relacionadas com “Paisagens da Produção: Indústria, Cultura e Natureza”.

https://doi.org/10.20396/lobore.v4i4.121
PDF (Português (Brasil))

Citas

AFONSO, Alcilia; Arquitetura em Teresina: 150 anos. Da origem à contemporaneidade. Teresina: Gráfica Halley, 2002.

AFONSO, Alcilia; MORAES, Michele de. Arquitetura Piauiense. Teresina: Edufpi, 2009.

AFONSO, A. A revitalização do Centro de Teresina. Revista Scientia et Spes, Teresina, Instituto Camilo Filho, ano 1, n. 2, p. 35-47, 2002.

BARRETO, Paulo T. O Piauí e sua arquitetura. In: Arquitetura Civil. São Paulo: FAUUSP, 1975.

FUNDAÇÃO CEPRO. Perfil dos Municípios. Teresina, 1992.

IPHAN, Superintendência do Piaui. Estabelecimentos das Fazendas Nacionais do Piauí. Dossiê de Tombamento, volume 1. Teresina, abr., 2008.

MENDES, Felipe. Economia e desenvolvimento no Piauí. Teresina: Fundação Monsenhor Chaves, 2003.

PRADO JR., Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2006.

SAMPAIO, Antônio José de. A General Description of the Stade of Piauhy. Rio de Janeiro: s/e., 1905.

SAMPAIO, Antônio José de. Descrição Geral do Estado do Piauí. Teresina: Imprensa Oficial, 1963. Tradução de Maria Cacilda Ribeiro Gonçalves.

SERRA, Geraldo Pesquisa. Guia prático para o trabalho de pesquisadores em pós-graduação. In: Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: EDUSP, 2006.

SILVA FILHO, Olavo Pereira da. Carnaúba, pedra e barro na Capitania de São José do Piauhy. Belo Horizonte: Ed. do autor, 2007.

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.