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Mapudungun e processos de escolarização dos Mapuche no discurso governamental e pedagógico no Chile
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Palavras-chave

Educação
Línguas indígenas
Patrimônio cultural.

Como Citar

Soto Veloso, E. G. (2007). Mapudungun e processos de escolarização dos Mapuche no discurso governamental e pedagógico no Chile. Labor E Engenho, 1(1), 28–47. https://doi.org/10.20396/lobore.v1i1.229

Resumo

O povo mapuche do Chile faz parte desse país que lhe impõe o espanhol como língua nacional. A pesquisa foca os processos históricos da língua do povo indígena mapuche do Chile e seus processos de escolarização a partir da incorporação desse povo pelo Estado-nação chileno. Para tal, buscou-se os sentidos mobilizados no discurso governamental, quando se fala desses processos históricos. Na pesquisa analisamos – na ótica discursiva francesa – as leis de Educação de 1860, de 1920 e a Lei Indígena 19.253 de 1993. Mas, o foco deste artigo está nos significados da Lei Indígena, que nos permitirão localizar a discussão sobre as tentativas de Educação Intercultural Bilíngüe – EIB, e sobre os processos de escolarização no Chile hoje.

https://doi.org/10.20396/lobore.v1i1.229
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Referências

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