Banner Portal
O caso da Fazenda Ermida em Jundiaí [SP]: contribuição do café na configuração da paisagem cultural
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Arquitetura rural
Patrimônio
Paisagem cultural.

Cómo citar

Argollo Ferrão, A. M. de, Valderrama, B. V. B., Mortati, D. M. de A. N., & Moraes, E. G. (2008). O caso da Fazenda Ermida em Jundiaí [SP]: contribuição do café na configuração da paisagem cultural. Labor E Engenho, 2(1), 52–61. https://doi.org/10.20396/lobore.v2i1.238

Resumen

Focamos este artigo nas transformações da paisagem rural e urbana a partir da produção cafeeira e seus aparatos, com o objetivo de analisar como a linha divisória entre o território rural e urbano vai se diluindo na medida em que o café coloca a necessidade de uma base urbana para seu desenvolvimento. Neste processo, o urbano, como modo de vida, vai caracterizando e introduzindo novos paradigmas no espaço rural, que podem ser observados na arquitetura e nos meios de produção. Como objeto de estudos foi selecionado a Fazenda Ermida, localizada em Jundiaí [SP], cuja arquitetura rural será caracterizada, com base nas edificações, no patrimônio cultural e nas paisagens existentes. A caracterização arquitetônica de uma porção territorial leva ao reconhecimento do patrimônio cultural, porventura existente, como um bem de significativo valor econômico e também educativo. Quando este patrimônio está integrado a uma estratégia voltada à valorização da memória e sua importância para a identidade das comunidades beneficiárias poderá contribuir para reflexão a respeito de alternativas de ocupação e apropriação do bem. A análise a que nos propomos está fundamentada na metodologia de abordagem de Argollo Ferrão (2004), que apresenta dois vetores, o cultural e o produtivo, registrando a arquitetura da produção com base no ciclo do café, e apresenta também a possibilidade de abordar o objeto de estudo em quatro níveis: regional; unidade de produção; edificações e maquinário; e por fim o nível agro ecológico.

https://doi.org/10.20396/lobore.v2i1.238
PDF (Português (Brasil))

Citas

ARGOLLO FERRÃO, André Munhoz de. Arquitetura rural e o espaço não-urbano. Labor & Engenho: Patrimônio Cultural – Engenharia e Arquitetura. Campinas: CMU-Publicações – GEPCEA – UNICAMP Arte Escrita Editora, nº 1 – 2007. p. 89-108.

ARGOLLO FERRÃO, André Munhoz de. Arquitetura do café. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004. 296 p.

ARGOLLO FERRÃO, André Munhoz de. Notas de aula da disciplina “Paisagem e Arquitetura Rural”. Disciplina do curso de Pósgraduação em Engenharia Civil, Área de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais. FEC /UNICAMP. Campinas: primeiro semeste, 2007.

CENTRO DA MEMÓRIA DA ELETRICIDADE NO BRASIL. Memória da Eletricidade. Disponível em: http://www.eletrobras.gov.br, 2000. Acesso em jun., 2000.

DEAN, Warren. A industrialização de São Paulo – 1880-1945. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1971.

DEVESCOVI, Regina C. Balieiro, URBANIZAÇÃO E ACUMULAÇÃO – um estudo sobre a cidade de São Carlos, Monografia 2, Arquivo de História Contemporânea – São Carlos: UFSCar, 1987. FPHESP. Exposição. Contando a História de uma Usina. Biografia de Eloy Chaves. Disponível em http://www.fphesp.org.br/corumbatai/expo_ambiental/expo_historica/eloy.htm. Acesso em 26 set., 2008.

FREITAS, Daici C. A. de, Os signos da modernidade nos cafezais. ECA / USP (Tese de Doutorado), São Paulo, 1994.

FREYRE, Gilberto. Casas de Residência no Brasil Patriarcal: em Torno de Testemunho de um Engenheiro-arquiteto Francês. In: Oh de Casa! (em torno da casa brasileira e de sua projeção sobre um tipo nacional de homem). Recife: Artenova / IJNPS, 1979.

FUNDAÇÃO ANTONIO-ANTONIETA CINTRA GORDINHO. Eloy Chaves. História. Disponível em

http://www.faacg.org.br/pag_eloy.html. Acesso em 25 set 2008.

FUNDAÇÃO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA ENERGIA DE SÃO PAULO. set., 2004. Disponível em: http://www.museudaenergia.org.br. Acesso em 08 set. 2004.

HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Vale do Paraíba: velhas fazendas. São Paulo: Edusp, s/d.

HOMEM, Maria Cecília Naclério. O Palacete Paulistano e outras formas de morar da elite cafeeira: 1867-1918. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço – Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

MENEZES, Ulpiano Bezerra de. Patrimônio industrial e política cultural. 22 out., 1986. 1°Seminário Nacional de História e Energia. Vol II. CESP, 1986.

MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo : Hucitec: Polis, 1984 [1949]. 392 p. il. (Geografia: Teoria e Realidade). Trad. [Ary França e Raul de Andrade e Silva].

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.