Banner Portal
Pilão Arcado e Remanso: patrimônios que dormitam
PDF

Palavras-chave

Cidades
Território
Espaço vivido
Tempo
Patrimônio ambiental

Como Citar

Gandara, G. S. (2014). Pilão Arcado e Remanso: patrimônios que dormitam. Labor E Engenho, 8(3), 5–18. https://doi.org/10.20396/lobore.v8i3.203

Resumo

O patrimônio construído das cidades-beira de Remanso e Pilão Arcado dormita nas águas doces do lago Sobradinho. Elas foram submersas e/ou ilhadas em toda sua territorialidade, suas práticas, hábitos, sonhos e marcas nas águas doces do Lago de Sobradinho. É, pois, preciso recuperar a dimensão material, ou seja, a geograficidade da paisagem arquitetônica que descreve a história das cidades-beira submersas. As comunidades beiradeiras não podem ser compreendidas sem o seu espaço, pois a identidade sociocultural das pessoas está ligada aos atributos do espaço concreto, do seu território que nada mais é do que uma complexa rede de relações sócio-espacial. Saliento que a força geradora sociocultural das cidade-beira e sua sinergia com o espaço geográfico coloca em destaque a importância do Patrimônio Ambiental.

https://doi.org/10.20396/lobore.v8i3.203
PDF

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.