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A gestão dos recursos hídricos e da estiagem no Oeste Catarinense: contribuição para uma análise sistêmica complexa
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Palavras-chave

Abordagem sistêmica
Diagramas de ciclos causais
Gestão de recursos hídricos
Estiagem

Como Citar

Freitas, M. J. C. C., & Kaetsu, P. T. (2015). A gestão dos recursos hídricos e da estiagem no Oeste Catarinense: contribuição para uma análise sistêmica complexa. Labor E Engenho, 9(4), 34–50. https://doi.org/10.20396/lobore.v9i4.8642497

Resumo

A abordagem sistêmica surgiu, essencialmente, a partir da dificuldade em utilizar a abordagem analítica para explicar fenômenos complexos que eram influenciados pelo contexto e pelas inter-relações. Os sistemas complexos são caracterizados por situações dinâmicas nas quais os problemas mudam ao interagir com outros problemas. Representam uma situação problemática para a qual é difícil formular as causas e consequências, uma vez que apresentam características de interdependência e multi-causalidades contínuas, circulares. Certos aspectos, vistos como causas, viram efeitos e vice-versa. Os sintomas são confundidos com o problema e as soluções produzem consequências inesperadas. Essas características se aplicam à problemática da estiagem e da gestão de recursos hídricos. O artigo, assim, objetiva apresentar os primeiros esboços conceituais de uma análise sistêmica do problema da estiagem em Santa Catarina. Foram utilizados os dados coletados durante a pesquisa intitulada “Estiagem no Oeste Catarinense: Diagnóstico e Resiliência” como a base para este estudo sistêmico preliminar. Especificamente, são apresentados três exemplos de arquétipos, ou seja, “histórias clássicas dos sistemas” aplicados ao entendimento de uma situação e à identificação dos ciclos de reforço e equilíbrio no contexto de pesquisa; dois esboços de diagramas causais gerais e um diagrama de ciclo causal consolidado que representa o resultado inicial da análise. O estudo teve o desafio de atender aos limites inerentes às teorias sistêmicas, ao mesmo tempo em que foi limitado em seu acesso às informações. Como um sistema de aprendizado, cada análise traz novas informações e possibilita diferente interpretações dos problemas e soluções da estiagem.

https://doi.org/10.20396/lobore.v9i4.8642497
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