Banner Portal
Representação e história da antiga estação ferroviária de Goiânia e da antiga rodoferroviária de Brasília documentadas por sketches
PDF

Palavras-chave

Representação
História
Rodoferroviária de Brasília
Documentação por sketches
Estação ferroviária de Goiânia

Como Citar

Silva, E. A. S. da, Guillen-Salas, J. C., & Kallas, L. M. E. (2021). Representação e história da antiga estação ferroviária de Goiânia e da antiga rodoferroviária de Brasília documentadas por sketches. Labor E Engenho, 15(00), e021016. https://doi.org/10.20396/labore.v15i00.8666174

Resumo

Com o advento da indústria, o progresso veio com ferrovias, estações e locomotivas, símbolo da modernidade. No Brasil, esse símbolo de avanço e desenvolvimento iniciou-se em 1850 e caiu em desuso em 1970. Em Goiânia, o seu uso durou aproximadamente 30 anos e em Brasília, pouco mais de uma década, sendo reabilitada como terminal do transporte Rodoviário de passageiros, passando a se chamar Rodoferroviária. A primeira estação, em estilo arquitetônico Art Déco é patrimônio tombado desde a década de 2000 e hoje está aberta à exposição e ao atendimento da Prefeitura Municipal de Goiânia; enquanto que a segunda, em estilo modernista não chegou a ser tombada, há uma intenção de torná-la Museu da Ciência e Tecnologia, mas hoje, com nova reabilitação comportar alguns órgãos públicos do Governo do Distrito Federal. Nesse sentido, objetiva-se neste artigo apresentar a história e uma representação da antiga Estação Ferroviária de Goiânia e da antiga Rodoferroviária de Brasília documentada por sketches. A metodologia contempla análise de documentos de fonte primária e secundária. Como resultados, baseado no referencial teórico se identificou por meio dos sketches explicitando a materialidade, espaço, tempo e pessoas, seguida pelas cidades, e os edifícios das estações ferroviárias, seguido pelas conclusões à guisa de comparações sobre a representação e história dos objetos de estudo documentado por sketches.

https://doi.org/10.20396/labore.v15i00.8666174
PDF

Referências

Centro-Oeste. 1972(?). A nova estação de Brasília. Disponível em: http://doc.brazilia.jor.br/Ferrovia-Historia-Brasilia/1970-1972-projeto-Niemeyer-estacao-ferroviaria-Brasilia-maquete.shtml Acesso em 05 jun.2021.

Anos 1980 - Descompasso Coletivo. (2018). Correio Brasiliense. Série publicada de 15 de julho de 2018 a 22 de julho de 2018. Disponível em: https://especiais.correiobraziliense.net.br/conexaobrasilia/#!/post/1980. Acesso em: 05. jun. 2021.

Anuário RF 2015. (2015). O mais completo guia do setor metroferroviário brasileiro. Ano 5. Nº5.

Benjamin, W. 1892-1940. (2007). Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Brandão, S. B. (2016). A antiga linha férrea de Goiânia. Símbolo da modernidade à obsolescência. Dissertação (Mestrado em Projeto e Cidade) Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

Decreto nº 41.193, de 26 de Março de 1957. Atribui a Companhia Urbanizadora da nova Capital do Brasil os estudos e construção de linhas férreas de interêsse do futuro Distrito Federal. Lex. DOU de 27 e 28/03/1957. Seção 1. p. 7221.

Brasília construirá moderna estação ferroviária em 2 anos. (1970, julho-agosto). Revista Refesa, p. 30. Disponível em: http://doc.brazilia.jor.br/Ferrovia-Historia-Brasilia/1970-1972-projeto-Niemeyer-estacao-ferroviaria-Brasilia-maquete.shtml. Acesso em: 05. Jun.2021.

Brasília. (1957a). Revista da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. Número especial de 04.1957. Ano 1. Nº 04.

Brasília. (1957b). Revista da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. Número especial de 07.1957. Ano 1. Nº 07.

Brasília. (1957c). Revista da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. Número especial de 8.1957. Ano 1. Nº 8.

Brasília. (1957d). Revista da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. Número especial de 9.1957. Ano 1. Nº 9.

Brasília. (1957e). Revista da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. Número especial de 11.1957. Ano 1. Nº 11.

Brasília. (1958a). Revista da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. Número especial de 18.1958. Ano 2. Nº 18.

Brasília. (1958b). Revista da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. Número especial de 19.1958. Ano 2. Nº 19.

Brasília. (1958c). Revista da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. Número especial de 21.1958. Ano 2. Nº 21.

Brasília. (1958d). Revista da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. Número especial de 22.1958. Ano 2. Nº 22.

Cavalcanti, F. R. (2013, dezembro). Esplanada Ferroviária de Brasília – A discussão do PPCUB 2013, Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília. Disponível em: http://doc.brazilia.jor.br/ferrovia-Brasilia/esplanada-ferroviaria-PPCUB-2013.shtml. Acesso em 05 jun. 2021.

Centro-Oeste. (2005). Estação de Brasília – Como ficou. Disponível em: http://doc.brazilia.jor.br/ferrovia-Brasilia/estacao-ferroviaria-Brasilia-invasao-quiosques.shtml. Acesso em: 05 jun. 2021.

Choay, F. (1999). Alegoria do Patrimônio. Lisboa: Edições 70, (70 Arte e Comunicação). Tradução: Teresa Castro.

Cidades. (2010). Desde a inauguração da nova Rodoviária, o antigo terminal está às moscas. Correio Brasiliense. Postado em 15/11/2010. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2010/11/15/interna_cidadesdf,223140/desde-a-inauguracao-da-nova-rodoviaria-o-antigo-terminal-esta-as-moscas.shtml. Acesso em: 05. jun. 2021.

Coelho, G. N. & Valva, M. d´A. (Orgs.). Goiânia: a história em documentos. Goiânia: Trilhas Urbanas. 2018.

Costa, L. (1957, julho). Relatório do Plano Piloto de Brasília. In: Módulo, n.8, p-33-48.

Del Rio, V. (2016). Perambulando pelo centro histórico de Lisboa: urbanidade, o flâneur e as qualidades visuais da cidade. In: P. Rheingantz, R. Pedro & A. Szapiro (Orgs.), Qualidade do Lugar e Cultura Contemporanea. Porto Alegre: Editora Sulina, 2016.

Estrada de Ferro Central do Brasil. (2021). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1617/estrada-de-ferro-central-do-brasil. Acesso em: 01 jun. 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.

Ferrovias para Brasília – 1968 : 1° Trem em Brasília. (1968, março-abril). Revista Refesa, pp. 4 a 7. Disponível: http://doc.brazilia.jor.br/Ferrovia-Historia-Brasilia/1968-04-21-chegada-primeiros-Trens-Brasilia.shtml. Acesso em: 05. jun. 2021.

Frei, N. C. (2021). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa23212/frei-nazareno-confaloni. Acesso em: 19 jun. 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.

Goiânia. (s/d). Prefeitura de Goiânia. História de Goiânia. Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/historia-de-goiania/. Acesso em: 15 set. 2020.

Governo Distrito Federal (DF).(2017). Proposta de Minuta de Lei (2017). Proposta de Minuta PLC PPCUB, de 2017. Aprova o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília – PPCUB e dá outras providências. Lex: Proposta de Minuta de Lei. ed. Brasília, DF: Projeto de Lei Minuta PLC. Disponível em: http://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/11/Minuta-PLC-PPCUB.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.

Guedes, R. S. & Queiroz, C. J. P. V. de. (2007, outubro). A Reciclagem da Estação Ferroviária de Brasília. In: Anais do 7º seminário do.co.mo.mo Brasil. O moderno já passado | o passado no moderno – reciclagem, requalificação e rearquiettura. Porto Alegre.

Guimarães, L. D. S. (2019). Ideia, obra e concretude: representações na construção de Goiânia. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Instituto de Arquitetura e urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos.

Instituto Brasileiro de geografia e estatística. (1954). I Centenário de Ferrovias brasileiras. IBGE: Rio de Janeiro,1954.

Kallas, L. M. E., Silva, E. A. S. da, & Guillen-Salas, J. C. O patrimônio edificado e urbanístico do plano piloto de Brasília [DF]: documentação, valorização e resgate por meio dos ‘sketches’. Labor e Engenho, Campinas, SP, v. 14, p. e020014, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/labore/article/view/8663414. Acesso em: 7 jun. 2021.

Kallas, L. M. E.; Guillen-Salas, J. C., & Silva, E. A. S. da. Resgate, valorização, educação e documentação do patrimônio por meio de sketches. Revista Jatobá, v. 2, 9 nov. 2020. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/revjat/article/view/66526. Acesso em: 10 nov. 2020.

Lambert, N. & Cavalcanti, L. (2017). Falta de planejamento em ferrovias causam prejuízos 50 anos depois. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2017/04/02/interna-brasil,585446/falta-de-planejamento-em-ferrovias-causam-prejuizos-50-anos-depois.shtml. Acesso em: 05. jun. 2021.

Manso, C. F. A. (2001). Goiânia: uma concepção urbana, moderna e contemporânea – um certo olhar.

Niemeyer, O. (s.d.) [EFB - estudo preliminar]. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.

Niemeyer, O. (1973). Terminal rodoferroviário – Rodoferroviária de Brasília. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer. Disponível em: http://niemeyer.org.br/obra/pro224. Acesso em: 05. jun. 2021.

Oliveira, M.M de. (2016). Como fazer pesquisa qualitativa. 7. Ed. Revista e atualizada. Petropolis, RJ: Vozes.

Pátio de Brasília será o maior. (1970, novembro-dezembro). Revista Refesa. Disponível em: http://doc.brazilia.jor.br/Ferrovia-Historia-Brasilia/1970-esplanada-patio-ferroviario-Brasilia.shtml. Acesso em 05 jun.2021.

Silva, E. A. S. da. (2012). O espaço e o tempo: transformações no desenho do plano piloto de Brasília. Tese (Doutorado em urbanismo). Programa de Pós-graduação em Urbanismo – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Silva, K. M. (2019) Camadas do tempo: representações geográficas nas fotografias e cartões postais da cidade de Goiânia (1933 - 1970). Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Trem Bandeirante: Campinas-Brasília. (1981). A reinauguração (1981). Programa de viagem especial do Bandeirante entre São Paulo e Brasília. 27/28 de abril de 1981. Disponível em: http://doc.brazilia.jor.br/Ferrovia-Historia-Brasilia/1981-reinaugura-Trem-Bandeirante-Campinas-Brasilia.shtml. Acesso em: 05. jun. 2021.

Urban Sketchers (Global). (2021). Our Manifesto. Disponível em: http://www.urbansketchers.org/p/our-manifesto.html. Acesso em: 05 jun. 2021.

Van Gogh. (1890, june). The letters of Vincent Van Gogh (1853-1940) – letter 886 To Willemin Van Gogh. Auvers, Friday.

Zucconi, G. (2009). A cidade do Século XIX. São Paulo: Perspectiva.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Labor e Engenho

Downloads

Não há dados estatísticos.