Resumo
Serra as Letras sua renomeação São Thomé das Letras são os Toponímicas de uma conhecida cidade mineira analisados neste artigo. Partindo de um corpus diversificado, a autora recompõe a história da nomeação e renomeação da cidade, mostrando que o imaginário de religiosiade ligados à cidade é bem anterior à década de 1970, como usualmente se divulga, e está relacionado a uma história da qual a renomeação da cidade é parte.
Referências
CUNHA MATOS.(1837), Raimundo José. Coreografia Histórica de Minas Gerais. In: Publicações do Arquivo Público Mineiro. Belo Horizonte, 1979.
FONSECA FILHO, Hermes da "S. Thomé das Letras". Rio de Janeiro: A Coelho Branco Filho editor, 1935.
GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.
HISTOICO DO BEM CULTURAL- Secretaria da Cultura- São Thomé as Letras, 2003.
RANCIERE, Jacques. (1992) Os Nomes da História - Um Ensaio da Poética do Saber: Trad. Eduardo Guimarães, Eni Orlandi. São Paulo: EDUC/Pontes, 1994.
REVISTA ECOLOGIA n°25. In: http//www.Oriental-tata. Minas.net, 1993.
Souza, Jocyare. "Nas Letras de São Thomé: Uma análise semântica historico-enunciativa dos nomes de estabelecimentos comerciais de São Thomé das Letras ". Dissertação de Mestrado, Instituto de Estudos a Linguagem, Unicamp, 2005.
VEIGA, Bernardo Saturnino, Almanak Sul-Mineiro, 1884.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Línguas e Instrumentos Línguísticos