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Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Diretrizes para Autores

Cada autor(a) deve fazer apenas uma submissão num mesmo período e, caso tenha seu artigo publicado, aguardar um ano para fazer uma nova submissão.

Os artigos devem ser originais, inéditos, devem ser de autoria, preferencialmente, de quem tenha título de doutor e ter, no máximo, 45.000 caracteres, incluídos os espaços em branco.

Revisão dos artigos
Todos os artigos são avaliados por pares observando-se os seguintes parâmetros: nível de contribuição para a comunidade científica, qualidade da escrita do texto, relevância da bibliografia.

Os textos devem seguir a padronização seguinte:

Fonte: Times New Roman.

Página: 14cm (largura) x 21cm (altura).

Margens: superior 2cm; inferior 2cm; à esquerda 1,5cm; à direita 1,5cm.

Título: Centralizado, caixa alta, negrito, fonte tamanho 14.

Autor: Centralizado, caixa alta e baixa, negrito, fonte tamanho 12. A sigla do nome da instituição de trabalho deve aparecer abaixo do nome do autor em caixa alta sem negrito. Se o autor trabalha em mais de uma instituição, ela deve aparecer em seguida, separada por uma barra do nome da primeira instituição. Se o autor é estudante universitário, seu nome deve aparecer com um asterisco indicando em nota de rodapé qual seu curso e universidade.

Resumo e Abstract: Justificado em português e inglês, fonte tamanho 11 em itálico, sem parágrafo. Um após o outro com espaçamento de uma linha entre eles. Devem ter até 150 palavras.

Palavras-chave e Keywords: Até cinco quatro termos. Justificados, fonte tamanho 11, sem parágrafo. Um após o outro com espaçamento de uma linha entre eles.

Texto: Espaçamento de uma linha em relação ao Abstract. Espaço simples entre as linhas do corpo do texto. Alinhamento justificado, fonte tamanho 11, recuo de 0,5 à esquerda para início de parágrafo.

Subtítulo: Alinhado à esquerda, caixa alta e baixa, negrito, fonte tamanho 11, espaçamento de 1,0 em relação ao texto.

Subtítulo 2: Alinhado à esquerda, caixa alta e baixa, negrito, fonte tamanho 11, espaçamento de 1,0 em relação ao texto.

Citações fora do corpo do texto: Fonte tamanho 11, recuo de 4cm à esquerda, com espaçamento de uma linha em relação ao corpo do texto. O nome de citação do autor deve aparecer em seguida (em maiúscula) com ano da publicação da obra e o número da página da citação separados por vírgula e colocados entre parênteses. Por exemplo: (ORLANDI, 1992, p.11)/ (AUROUX, 1992, p.17-18)/ (GUIMARÃES e ORLANDI, 1996, p.09-10).

Citações no corpo do texto: de no máximo até três linhas, indicadas com aspas, seguidas pelo nome de citação do autor (em maiúscula), ano de publicação da obra e número da página separados por vírgula e colocados entre parênteses. Por exemplo: “citação citação citação citação citação” (ORLANDI, 1992, p.11)/ (AUROUX, 1992, p.17-18)/ (GUIMARÃES e ORLANDI, 1996, p.09-10).

Referências:  Ao final do artigo, em ordem alfabética, fonte Arial 11pt, espaçamento entrelinhas simples, espaço 10pt após paragrafo, justificado, sem recuo na primeira linha.

LIVRO - sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (negrito). Local de publicação, editora, data, páginas. Exemplo: ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas, Editora da UNICAMP, 1992.

CAPÍTULO DE LIVRO - sobrenome do autor, nome do autor. Título do capítulo (sem aspas). In: sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (negrito). Local de publicação, editora, data,  páginas. Exemplo: NUNES, J. H. Constituição do cidadão brasileiro: discursividade da moral em relatos de viajantes e missionários. In: GUIMARÃES, E.; ORLANDI, E. P. (Org.). Língua e cidadania. Campinas, SP: Pontes, 1996. p. 19-30.

ARTIGOS EM REVISTAS - sobrenome do autor, nome do autor. Título do artigo (sem aspas). Nome da revista (negrito). Local de publicação, data, páginas.  Exemplo: RAJAGOPALAN, K. O próprio  conceito de contato linguístico à luz do interesse contemporâneo em translanguaging. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64,  e022024, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8667525. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8667525. Acesso em: 6 dez. 2022.

DISSERTAÇÃO E TESES - sobrenome do autor, nome do autor. Título da dissertação ou tese (negrito). Disciplina, Universidade, data.  ExemploALBUQUERQUE, Maria Elisa Vercesi de. Publicidade na TV: o fenômeno da longevidade do garoto Bombril. Dissertação de mestrado, Sociologia, Unicamp, 2000.

PUBLICAÇÕES EM MEIO ELETRÔNICO - seguir os critérios acima e acrescentar endereço eletrônico e data de último acesso. Exemplo: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. Brasília, DF: CAPES, 2016. Disponível em:  ttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.xhtml. Acesso em: 20 mar. 2019.

Cabeçalho: 0cm (sem espaço de cabeçalho no início da página).

Rodapé: 0cm (sem espaço de rodapé no final da página).

Numeração de página: sem numeração de página.

Normas específicas:

Resenha: as resenhas devem ser iniciadas com a referência da obra resenhada, em fonte Times New Roman, tamanho 12, seguindo a seguinte ordem: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor (somente iniciais em caixa alta, com ponto após cada letra). Título e subtítulo da obra em itálico. Se for obra traduzida, colocar a expressão “Trad.:” e o nome do tradutor em seguida. Indicar o local da publicação e o nome da editora seguido pelo ano da publicação e o número total de páginas. Se o autor desejar, sua resenha pode conter um título. Este deve aparecer acima da referência da obra, centralizado, em caixa alta e em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14. O nome do autor da resenha deve aparecer ao final desta em itálico, alinhado à direita, em fonte Times New Roman, tamanho 11. Logo abaixo, o autor deve indicar sua titulação, alinhado à direita, em fonte Times New Roman tamanho 11. Caso seja necessário indicar referências bibliográficas usadas ao longo da resenha, estas devem aparecer com espaçamento de uma linha abaixo da informação da titulação do autor. Essas referências devem seguir o modelo de formatação da ABNT. 


Crônicas e controvérsias: deve constar resumo e abstract nos artigos dessa seção.


Condições Gerais para Submissão de Artigos

1- Os artigos devem ser enviados somente via sistema de submissões:  https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/about/submissions
2- O artigo deve ser original e inédito;
3- O artigo não deve estar em avaliação por outra revista;
4- O artigo deve estar em formato Microsoft Word;
5- O artigo deve seguir as normas de formatação da revista;
6- O artigo deve ser de autoria, preferencialmente, de quem tenha o título de doutor;
7- Todos os artigos serão submetidos a parecer do comitê editorial ou pareceristas ad hoc da revista. Estes poderão sugerir modificações de estrutura ou conteúdo dos artigos. Os artigos submetidos serão encaminhados, sem informações sobre sua autoria (sistema de avaliação às cegas), para pelo menos dois membros do comitê editorial ou pareceristas ad hoc. Caso os pareceres sejam díspares, o artigo será submetido a parecer de um terceiro membro do comitê editoral ou parecerista ad hoc;
8- Todos os artigos serão submetidos a revisão da secretaria de redação e esta poderá fazer modificações de ordem linguística e de formatação;
9- A publicação original das obras resenhadas e artigos traduzidos não deve ultrapassar dois anos em relação à data de submissão;
10- Se o autor desejar ter seu artigo publicado em uma língua estrangeira, este pode enviar a tradução nos mesmos moldes de formatação de artigos em geral. A tradução será publicada conjuntamente com seu artigo original;
11- A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos publicados pela revista Língua e Instrumentos Linguísticos cabe exclusivamente a seus respectivos autores;
12- Os artigos que não se enquadrarem nas normas da revista não serão submetidos à avaliação.

Condições para Submissão de Propostas de Dossiê

Propostas para dossiê podem ser submetidas mediante as seguintes condições:

1- O propositor deve enviar um texto de até duas páginas para o e-mail contato@revistalinguas.com, apresentando o tema do dossiê e justificando sua relevância para os estudos da linguagem. Este texto de apresentação deve conter um título (que exponha a temática de forma objetiva e clara), justificativa e a indicação dos autores que serão convidados para compor o dossiê, especificando o que cada um irá tratar em relação ao tema principal. A formatação a ser seguida para esse texto é a indicada nas normas gerais para submissão; contudo, não é necessário haver resumo, abstract, palavras-chave e keywords.
2- O texto de apresentação será avaliado pelo comitê editorial da revista observando a relevância de contribuição da temática para a comunidade científica, a justificativa dada pelo propositor e a qualidade e organização do texto.
3- O dossiê deve conter de cinco a sete artigos incluindo o artigo do propositor.
4- O propositor e os demais autores convidados devem apresentar a titulação mínima de doutor.
5- Dada a aprovação do tema pelo comitê, o propositor receberá um e-mail informando o aceite dado pela revista, qual o número da edição em que o dossiê será publicado, e os prazos que devem ser atendidos para a publicação do dossiê.
6- Mesmo com a aprovação do dossiê, os artigos da seção serão submetidos às mesmas condições de avaliação que os demais artigos da revista.
7- Todos os artigos devem seguir a formatação indicada nas normas gerais para publicação.

Link de acesso para baixar a DECLARAÇÃO DE AUTORIA PRÓPRIA E AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO clique aqui.

Link de acesso para baixar o TEMPLATE DE SUBMISSÃO.

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.