Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Cada autor(a) deve fazer apenas uma submissão num mesmo período e, caso tenha seu artigo publicado, aguardar um ano para fazer uma nova submissão.

Os textos devem seguir a padronização seguinte:

Fonte: Times New Roman.

Página: 14cm (largura) x 21cm (altura).

Margens: superior 2cm; inferior 2cm; à esquerda 1,5cm; à direita 1,5cm.

Título: Centralizado, caixa alta, negrito, fonte tamanho 14.

Autor: Centralizado, caixa alta e baixa, negrito, fonte tamanho 12. A sigla do nome da instituição de trabalho deve aparecer abaixo do nome do autor em caixa alta sem negrito. Se o autor trabalha em mais de uma instituição, ela deve aparecer em seguida, separada por uma barra do nome da primeira instituição. Se o autor é estudante universitário, seu nome deve aparecer com um asterisco indicando em nota de rodapé qual seu curso e universidade.

Resumo e Abstract: Justificado em português e inglês, fonte tamanho 11 em itálico, sem parágrafo. Um após o outro com espaçamento de uma linha entre eles. Devem ter até 150 palavras.

Texto: Espaçamento de uma linha em relação ao Abstract. Espaço simples entre as linhas do corpo do texto. Alinhamento justificado, fonte tamanho 11, recuo de 0,5 à esquerda para início de parágrafo.

Subtítulo: Alinhado à esquerda, caixa alta e baixa, negrito, fonte tamanho 11, espaçamento de 1,0 em relação ao texto.

Subtítulo 2: Alinhado à esquerda, caixa alta e baixa, negrito, fonte tamanho 11, espaçamento de 1,0 em relação ao texto.

Citações fora do corpo do texto: Fonte tamanho 11, recuo de 0,5 mm à esquerda e 0,5 mm à direita. Acompanhando à esquerda o alinhamento do parágrafo e com espaçamento de uma linha em relação ao corpo do texto. O nome de citação do autor deve aparecer em seguida (em maiúscula) com ano da publicação da obra e o número da página da citação separados por vírgula e colocados entre parênteses. Por exemplo: (ORLANDI, 1992, p.11)/ (AUROUX, 1992, p.17-18)/ (GUIMARÃES e ORLANDI, 1996, p.09-10).

Citações no corpo do texto: de no máximo até três linhas, indicadas com aspas, seguidas pelo nome de citação do autor (em maiúscula), ano de publicação da obra e número da página separados por vírgula e colocados entre parênteses. Por exemplo: “citação citação citação citação citação” (ORLANDI, 1992, p.11)/ (AUROUX, 1992, p.17-18)/ (GUIMARÃES e ORLANDI, 1996, p.09-10).

Referências: Ao final do artigo, acima das palavras-chave e keywords, em ordem alfabética, fonte tamanho 11, sem espaçamento entre as referências. Sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor (somente iniciais em caixa alta com ponto após cada letra), ano da publicação entre parênteses. Obras com mais de um autor, separar os nomes com ponto e vírgula. Para obras traduzidas, indicar o(s) nome(s) do(s) tradutor(es) precedido(s) pela expressão “Trad.:” após o titulo da obra/ do capítulo de livro/ do artigo de periódico. Para obras de diversos autores com autor(es) organizador(es), colocar a expressão “(Org.)” após o(s) nome(s) do(s) organizador(es). Usar o sublinhado para indicar o nome de autor citado anteriormente.

Livro: título e subtítulo da obra em itálico. Ao final, indicar o local de publicação da obra e o nome da editora (indicar ainda a ordem da edição utilizada se esta não for a primeira).

Exemplos:

GUIMARÃES, E. (2004). História da semântica: sujeito, sentido e gramática no Brasil. Campinas: Pontes.

ORLANDI, E. (2007). As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 6ª ed.

ORLANDI, E. (Org.) (1993). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes.

GUIMARÃES, E.; ORLANDI, E. (Orgs.) (1996). Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas: Pontes.

AUROUX, S. (1992). A revolução tecnológica da gramatização. Trad.: Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Editora da Unicamp.

Capítulo de livro: O título do capítulo deve aparecer entre aspas. Indicar após In: o(s) nome(s) do(s) autor(es) do livro e, em itálico, o título do livro. Indicar a página inicial e a página final do capítulo ao final após a indicação do local de publicação e nome da editora.

Exemplos:

NUNES, J. H. (1996). “Constituição do cidadão brasileiro: discursividade da moral em relatos de viajantes e missionários”. In: GUIMARÃES, E.; ORLANDI, E. Língua e cidadania: o português do Brasil. Campinas: Pontes, p.19-30.

GUIMARÃES, E.; ORLANDI. (1996). “Identidade linguística”. In: ____. (Org.) Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas: Pontes, p.09-15.

MAZIÈRE, F. (2008). “O enunciado definidor”. Trad.: Suzy Lagazzi. In: GUIMARÃES, E. (Org.) História e sentido na linguagem. Campinas: Editora RG, 2ª ed., p.47-59.

Artigo de periódico: o título do artigo deve aparecer entre aspas. Indicar após In: o nome da revista em itálico, seguido pelo número do volume, número da edição e número das páginas correspondentes. Colocar ao final o local de publicação e o nome da editora

Exemplos:

GUIMARÃES, E. (2009). “A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido”. In: Cadernos de estudos linguísticos, n.1, v.51, p.49-68. Campinas: IEL/Unicamp.

AUROUX, S. (1998). “Língua e hiperlíngua”. Trad.: Eduardo Guimarães. In: Línguas e instrumentos linguísticos, n.1, p.17-30. Campinas: Projeto HIL/Pontes.

Trabalhos acadêmicos: o título e o subtítulo do trabalho devem aparecer em itálico. Especificar o tipo de documento (tese/dissertação/monografia) seguido pelo grau acadêmico do trabalho (Mestrado/Doutorado/Especialização). Indicar o local da instituição onde o trabalho está vinculado seguido, após dois pontos, pelo nome da instituição.

Exemplos:

SILVA, M. V. (1998). História da alfabetização no Brasil: a constituição dos sentidos e do sujeito da alfabetização. Tese. Doutorado em Linguística. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

FERREIRA, A.C.F. (2005). Um nome de teoria estabilizado, sentidos em movimento: a semântica argumentativa na história. Dissertação. Mestrado em Linguística. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

Sites da internet: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor (com apenas iniciais em caixa alta) ou nome da entidade em caixa alta. Indicar o ano de publicação entre parênteses. Indicar o nome da obra seguido pelo nome do site após a expressão “Disponível em:”. Indicar a data de acesso após a expressão “Acesso em:” ao final.

Exemplo:

SILVA, D. da. (2013). Etimologia de periguete. Disponível em: <http://deonisio.blogspot.com.br/2013/01/etimologia-de-periguete.html>. Acesso em: 16 de agosto de 2015.

Palavras-chave e Keywords: Fonte tamanho 11. Devem aparecer ao final do artigo entre as referências bibliográficas e as notas de rodapé. Até três palavras separadas por vírgula. Espaçamento simples entre as palavras-chave e keywords.

Rodapé: As notas devem ser colocadas no final do artigo, abaixo das palavras-chave e keywords, com números arábicos seguindo a seguinte formatação: Fonte tamanho 9, justificado

Gráficos: Fonte tamanho 11, recuo mínimo de 0,5 mm à esquerda e 0,5 mm à direita. Acompanhando à esquerda o alinhamento do parágrafo e com espaçamento de uma linha antes e outra depois em relação ao corpo do texto. O gráfico deve ser numerado e conter uma legenda sobre ele, se necessária, indicando, por exemplo, a fonte. Essas informações devem aparecer logo abaixo do gráfico em fonte tamanho 9 com recuo de 0,5 mm à esquerda e 0,5 mm à direita. Ver a página de exemplo em caso de dúvidas.

Imagens: Fonte tamanho 11, recuo mínimo de 0,5 mm à esquerda e 0,5 mm à direita. Acompanhando à esquerda o alinhamento do parágrafo e com espaçamento de uma linha antes e outra depois em relação ao corpo do texto. A imagem deve ser numerada e conter uma legenda sobre ela, se necessária, indicando, por exemplo, a fonte. Essas informações
devem aparecer logo abaixo da imagem em fonte tamanho 9 com recuo de 0,5 mm à esquerda e 0,5 mm à direita. Ver a página de exemplo em caso de dúvidas.

Cabeçalho: 0cm (sem espaço de cabeçalho no início da página).

Rodapé: 0cm (sem espaço de rodapé no final da página).

Numeração de página: sem numeração de página.

Normas específicas:

Resenha: as resenhas devem ser iniciadas com a referência da obra resenhada, em fonte Times New Roman, tamanho 12, seguindo a seguinte ordem: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor (somente iniciais em caixa alta, com ponto após cada letra). Título e subtítulo da obra em itálico. Se for obra traduzida, colocar a expressão “Trad.:” e o nome do tradutor em seguida. Indicar o local da publicação e o nome da editora seguido pelo ano da publicação e o número total de páginas. Se o autor desejar, sua resenha pode conter um título. Este deve aparecer acima da referência da obra, centralizado, em caixa alta e em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14. O nome do autor da resenha deve aparecer ao final desta em itálico, alinhado à direita, em fonte Times New Roman, tamanho 11. Logo abaixo, o autor deve indicar sua titulação, alinhado à direita, em fonte Times New Roman tamanho 11. Caso seja necessário indicar referências bibliográficas usadas ao longo da resenha, estas devem aparecer com espaçamento de uma linha abaixo da informação da titulação do autor. Essas referências devem seguir o modelo de formatação para artigos em geral, como indicado acima. Ver a página de exemplo em caso de dúvidas.
Crônicas e controvérsias: não deve constar resumo ou abstract nos artigos da seção.
Traduções: a revista Línguas e Instrumentos Linguísticos publica traduções de artigos científicos para o português. Esses artigos devem tratar de temas de interesse da revista. As traduções devem apresentar resumo e abstract. Estes deverão ser escritos pelo próprio tradutor quando o artigo original não os apresentar.

Condições Gerais para Submissão de Artigos

1- Os artigos devem ser enviados somente via sistema de submissões:  https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/about/submissions
2- O artigo deve ser original e inédito;
3- O artigo não deve estar em avaliação por outra revista;
4- O artigo deve estar em formato Microsoft Word;
5- O artigo deve seguir as normas de formatação da revista;
6- O artigo deve ser de autoria, preferencialmente, de quem tenha o título de doutor;
7- Todos os artigos serão submetidos a parecer do comitê editorial ou pareceristas ad hoc da revista. Estes poderão sugerir modificações de estrutura ou conteúdo dos artigos. Os artigos submetidos serão encaminhados, sem informações sobre sua autoria (sistema de avaliação às cegas), para pelo menos dois membros do comitê editorial ou pareceristas ad hoc. Caso os pareceres sejam díspares, o artigo será submetido a parecer de um terceiro membro do comitê editoral ou parecerista ad hoc;
8- Todos os artigos serão submetidos a revisão da secretaria de redação e esta poderá fazer modificações de ordem linguística e de formatação;
9- A publicação original das obras resenhadas e artigos traduzidos não deve ultrapassar dois anos em relação à data de submissão;
10- Se o autor desejar ter seu artigo publicado em uma língua estrangeira, este pode enviar a tradução nos mesmos moldes de formatação de artigos em geral. A tradução será publicada conjuntamente com seu artigo original;
11- A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos publicados pela revista Língua e Instrumentos Linguísticos cabe exclusivamente a seus respectivos autores;
12- Os artigos que não se enquadrarem nas normas da revista não serão submetidos à avaliação.

Condições para Submissão de Propostas de Dossiê

Propostas para dossiê podem ser submetidas mediante as seguintes condições:

1- O propositor deve enviar um texto de até duas páginas para o e-mail contato@revistalinguas.com, apresentando o tema do dossiê e justificando sua relevância para os estudos da linguagem. Este texto de apresentação deve conter um título (que exponha a temática de forma objetiva e clara), justificativa e a indicação dos autores que serão convidados para compor o dossiê, especificando o que cada um irá tratar em relação ao tema principal. A formatação a ser seguida para esse texto é a indicada nas normas gerais para submissão; contudo, não é necessário haver resumo, abstract, palavras-chave e keywords.
2- O texto de apresentação será avaliado pelo comitê editorial da revista observando a relevância de contribuição da temática para a comunidade científica, a justificativa dada pelo propositor e a qualidade e organização do texto.
3- O dossiê deve conter de cinco a sete artigos incluindo o artigo do propositor.
4- O propositor e os demais autores convidados devem apresentar a titulação mínima de doutor.
5- Dada a aprovação do tema pelo comitê, o propositor receberá um e-mail informando o aceite dado pela revista, qual o número da edição em que o dossiê será publicado, e os prazos que devem ser atendidos para a publicação do dossiê.
6- Mesmo com a aprovação do dossiê, os artigos da seção serão submetidos às mesmas condições de avaliação que os demais artigos da revista.
7- Todos os artigos devem seguir a formatação indicada nas normas gerais para publicação.

Dossiê

Política padrão de seção

Crônicas e Controvérsias

Política padrão de seção

Resenha

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.