Banner Portal
Saber metalinguístico e competências linguística
PDF

Palavras-chave

Livros didáticos
Norma culta
Cidadania

Como Citar

CAETANO , Kati. Saber metalinguístico e competências linguística : dois pilares dos discursos oficiais para a construção da cidadania. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 7, n. 13/14, p. 45–64, 2004. DOI: 10.20396/lil.v13i13/14.8660580. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8660580. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise semiótica de livros didáticos de língua portuguesa publicados entre as décadas de 1960 e 1990 no Brasil. O objetivo é mostrar a existência de um discurso estrategicamente elaborado para persuadir o enunciatário da necessidade do uso da norma culta como forma de garantia de sua cidadania. Neste discurso, além de mudanças ocorridas relacionadas com a conjectura educacional, a autora pontua um elemento que se mantém: a eficiência comunicativa como argumento para a construção da cidadania.

https://doi.org/10.20396/lil.v13i13/14.8660580
PDF

Referências

AUROUX, S. La Revolution technologique de lá grammatisation. Liège: Mardaga, 1994.

BARROS, D. L. P. de. "Conceitos e imagens da norma do português falado no Brasil: o discurso da gramática". Relatório parcial de projeto de pesquisa, CNPq, mimeo, 1999.

BARROS, D. L. P. de. "Entre a fala e a escrita: algumas reflexões sobre as posições intermediárias". In: Fala e escrita em questão.

PRETI, D. (Org.). São Paulo: Humanas/FFCH/USP, 2000, p.57-77.

BECHARA, E. Ensino da gramática. Opressão? Liberdade? São Paulo: Ática, 1999.

CHISS, J-L. "Lá transmission de savoirs sur la langue". In: AUROUX, S., DELESSALE, S. & MESCHONNIC, H. Histoire et grammaire du sens. Paris: Armand Colin, 1996, p. 86-95.

ERICKSON, F. & SHULTZ, J. "O quando" de um contexto: questões e métodos na Análise da competência social. In: Sociolinguistica Internacional, antropologia, linguística e sociologia em análise do discurso. RIBEIRO, B.T. & GARCEZ, P. M. (Orgs.). Porto Alegre: age, 1998.

GENOUVRIER, E. & PEYTARD, J. Linguística e ensino do português, Coimbra: Almedina, 1974.

ILARI, R. A Linguística e o ensino da língua portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LANDOWSKI, E. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiotica. São Paulo: EDUC/ Campinas: Pontes, 1992.

MACHADO, N. J. Ensaios transversais: cidadania e educação. São Paulo: Escrituras, 1997.

MARCUSCHI, L.A. "A concepção da Língua falada nos manuais de português de 1° e 2° graus: uma visão crítica". In: Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, (30): 39-79, jul/dez.1997.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2004 Línguas e Instrumentos Línguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.