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Do discurso sobre o Tupi para o discurso dos Tupi
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Palavras-chave

Ressonância
Discursiva

Como Citar

HONÓRIO-CECI , Maria Aparecida. Do discurso sobre o Tupi para o discurso dos Tupi. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 5, n. 9/10, p. 61–78, 2002. DOI: 10.20396/lil.v9i9/10.8661308. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661308. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Focalizando a questão da diversidade linguistica brasileira, este trabalho tem como objetivo analisar os discursos sobre as línguas faladas no Brasil no início da colonização e seus efeitos na atual conjectura da educação escolar indigena. Procuramos comparar os modos de produção de sentido sobre as línguas e os sujeitos falantes no texto Viagem ao Brasil, de Hans Staden(1557) e em alguns textos orais produzidos pelo tupinikimna atualidade. Pelas análises, mostramos de que modo a construção de uma unidade imaginária de lingua e de sujeito indigena no periodo colonial retorna nos dizeres atuais sob forma de ressonância discurssiva, afetando as práticas sociais e processos identitários das sociedades indígenas. Observando o funcionamento das designações, mostramos ainda o modo de produção interdiscursivo de sentido sobre a diversidade linguistico-cultural no país. Tendo em vista a problemática do ensino de tupi em comunidades indígenas em que o português é a única língua falada, este texto quer contribuir na tomada de uma posição crítica e consequente acerca do ensino de línguas em contexto indigena.

https://doi.org/10.20396/lil.v9i9/10.8661308
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