Banner Portal
O discurso da norma na gramática de Fernão de Oliveira
PDF

Palavras-chave

intertextuais
Semiótica

Como Citar

BARROS, Diana. O discurso da norma na gramática de Fernão de Oliveira. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 4, n. 7, p. 7–21, 2001. DOI: 10.20396/lil.v7i7.8661559. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661559. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O estudo sobre o discurso da norma na gramatica de Fernao de Oliveira e "parte de uma pesquisa em desenvolvimento sobre o discurso da norma em gramaticas da lingua portuguesa, do seculo XVI a atualidade , no ambito do projeto coletivo " Historia das ideias linguisticas no Brasil: etica e politicas das linguas". As gramaticas sao analisadas como discursos, na perspectiva teorica e metodologica da semiotica discursiva francesa. São examinados, particularmente, tres procedimentos discursivos: as modalizaçoes dos sujeitos e dos objetos, que constituem tres tipos de discursos da norma - a norma natural-;predominante em Fernão de Oliveira, a norma prescritiva e a norma usual -; as projeções enunciativas de pessoa e de tempo na gramatica em exame, e as relações intertextuais entre o discurso da norma na gramatica e os discursos gramaticais da época, a que Fernão de Oliveira se opõe, e o discurso colonialista português, que sua gramatica ajuda a construir.

https://doi.org/10.20396/lil.v7i7.8661559
PDF

Referências

ALEONG, Stanley (s/d). " Normes linguistiques, nomes sociales, une perspective anthropologique". In: BEDARD, E. et MAURAIS, J. (ed.).

La Norme Linguistique. Paris, Le Robert.

ARGOTE, J.C. de (1721). Regras da lingua portugueza, espelho da lingua latina ou disposiçam para facilitar o ensino da lingua latina pelas regras da lingua portugueza. Lisboa, Officina de Mathias Pereira da Silvav.

AUROUX, Sylvain (1998), A revoluçao tecnologica da gramatizaçao. Campinas, Editora da UNICAMP.

BARBOZA, J. S. (1830) Gramatica philosophica da lingua portugueza, 3 ed. Lisboa, Typographiada Academia Real das Sciencias.(1 ediçao de 1822).

BARROS, Diana L. P. de (1988). Teoria do discurso, fundamentos semioticos, Sao Paulo, Atual.

BARROS, Diana L. P. de (1990). Teoria Semiotica do texto. Sao Paulo, Atica.

BARROS, Diana L. P. de (1997). " A proposito do conceito de discurso urbano oral culto: definiçoes e imagens". In: PRETI, D. (org.). O discurso oral culto, Sao Paulo, Humanistas.

BARROS, Joao de (1957). Gramatica da lingua portuguesa. 3 ed. Organizada por Jose Pedro Machado, Lisboa ( 1 ediçao de 1540).

BARROS, J. de (1971). Gramatica da lingua portuguesa. Cartinha, gramatica, dialogo em louvor da nossa linguagem e dialogo da viciosa vergonha. Reproduçao fac-similada, leitura, introduçao e anotaçoes por Maria Leonor Carvalhao Buescu, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. (1ediçao de 1540).

BUESCU, M. L. C. (1978). Gramaticos portugueses do seculo XVI, Biblioteca Breve, vol.18. Lisboa, Instituto de cultura portuguesa.

COLLINOT, A. de MAZIERE, F. (1997). Un pret a parler: le dictionnaire. Paris, PUF.

CORUJA, Antonio A. P. (1873). Compendio da grammatica da lingua nacional, Rio de Janeiro, T. Esperança. (1 ediçao 1835).

CUNHA, Celso (1972). gramatica da lingua portuguesa. Rio de Janeiro, Fundaçao Nacional do Material Escolar - MEC.

FAVERO, Leonor Lopes (1996). As Concepçoes linguisticas no seculo XVIII. Campinas, Editora Unicamp.

FAVERO, Leonor Lopes e FIORIN, Jose Luiz (1998). Linguagem e ideologia. Sao Paulo, Atica.

FAVERO, Leonor Lopes e FIORIN, Jose Luiz (1989). Elementos de analise do Discurso. Sao Paulo, Contexto.

FAVERO, Leonor Lopes e FIORIN, Jose Luiz (1996). As astucias da enunciaçao. Sao Paulo, Atica.

GREIMAS, A.J. e COURTES, J. (s/d). Dicionario de semiotica. Sao Paulo, Cultrix.

Guimaraes, Eduardo (1994). SInopse dos estudos do portugues no Brasil. Relatos. Publicaçoes do Projeto Historia da Ideias Linguisticas, n 1.

OLIVEIRA, Fernao de (1936). Grammatica da Ligoagem Portuguesa, 3 ed. por Rodrigo de Sa Nogueira, Lisboa,( 1 ediçao de 1536).

OLIVEIRA, F. de (1975). Gramatica da linguagem portuguesa. Introduçao, leitura actualizada e notas por Maria Leonor Carvalhao Buescu. Lisboa, Imprensa Nacional, Casa da Moeda. (1 ediçao de 1536).

ORLANDI, Eni. P. (1997) " O estado, a gramatica, a autoria." Relatos. Publicaçao do Projeto de Historia das Ideias Linguisticas, n 4.

REIS LOBATO, Antonio Jose dos (1837). Arte da grammatica da lingua portugueza 1 ediçao de Paris, Paris, Livraria Protugueza de S.P. Aillaud. ( 1 ediçao 1770).

ROBOREDO, A. de (1619). Methodo grammatical para todas as linguas. Lisboa, Pedro Craesbeeck.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2001 Línguas e Instrumentos Línguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.