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Método enunciativo de leitura (MEL)
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Palavras-chave

Semântica do acontecimento
Método enunciativo de leitura
Ensino
Educação básica

Como Citar

SOUZA, Jocyare Cristina Pereira de; SANDRONI , Ana Carolina; SOUZA, Luciana Teixeira de. Método enunciativo de leitura (MEL): um diálogo entre a linguistica e o ensino. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 25, n. 50, p. 25–46, 2022. DOI: 10.20396/lil.v25i50.8671016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671016. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo toma como proposta de reflexão a realidade da Educação Básica brasileira que revela, segundo estatísticas do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) - 2018, problemas consideráveis em relação à competência leitora dos estudantes. Considerando a perspectiva teórica Semântico-Enunciativa de Guimarães (2002, 2018), propõe o Método Enunciativo de Leitura (MEL) enquanto pedagogia multidisciplinar de desenvolvimento de competências que viabilizem, concretamente, habilidades leitoras em quaisquer áreas do conhecimento. Este dispositivo reporta-se à prática de leitura de textos que circulam nas esferas sociais desses alunos - cuja temática seja a abordagem à Cultura e História Regional/Local dos municípios - e a procedimentos de análise sob uma perspectiva enunciativa.

https://doi.org/10.20396/lil.v25i50.8671016
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