Banner Portal
Do sentido à significação
PDF

Palavras-chave

Enunciação
Semântica
Metodologia

Como Citar

GOMES, Lauro. Do sentido à significação: um percurso metodológico de análise de dados em Semântica Argumentativa. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 26, n. 51, p. 135–154, 2023. DOI: 10.20396/lil.v26i51.8672131. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8672131. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um percurso metodológico de análise enunciativa e argumentativa de dados segundo o método proposto pela Semântica Argumentativa − S.A.. Para tanto, a partir da evocação de noções e conceitos nucleares da Teoria da Argumentação na Língua, da Teoria Polifônica da Enunciação, da Teoria dos Blocos Semânticos e da Teoria Argumentativa da Polifonia, distinguem-se, primeiramente, entidades concretas (ingl. token) de entidades linguísticas abstratas (ingl. type). Em seguida, apresentam-se tanto os conceitos basilares da análise enunciativa, como (a) locutor, (b) enunciador e (c) atitude discursiva, quanto conceitos destinados à análise essencialmente argumentativa, como (a) encadeamento argumentativo (normativo e transgressivo), (b) aspecto argumentativo ou esquema (normativo e transgressivo) e (c) bloco semântico. Por fim, também são referidos alguns dos desdobramentos que a S.A. tem recebido atualmente, na França e no Brasil, dentre os quais a possibilidade de articular polifonia e argumentação e de explicar fenômenos semântico-argumentativos dos discursos artísticos.

https://doi.org/10.20396/lil.v26i51.8672131
PDF

Referências

ANSCOMBRE, Jean-Claude; DUCROT, Oswald. L'argumentation dans la langue. Langages, n., 42, 1976, p.5-27. Disponible sur: https://www.persee.fr/doc/lgge_0458726x_1976_num_10_42_2306. Accès le 24 jan. 2023.

ANSCOMBRE, Jean-Claude et. al (Org.). Théorie des Topoï. Paris: Éditions Kimé, 1995.

AZEVEDO, Tânia Maris de. Encadeamentos argumentativos, relações sintagmáticas e associativas: reflexões sobre o ensino da leitura. Antares: Letras e Humanidades., v. 8, p. 48-65, 2016.

BARBISAN, Leci Borges; GRAEFF, Telisa Furlanetto. O olhar enunciativo da semântica argumentativa sobre a carta de Vargas. Conexão Letras, v. 11, nº 15, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/conexaoletras/article/view/65804. Acesso em 24 jan. 2023.

BEHE, Louise et al (Org.). Curso de semântica argumentativa. Trad.: AZEVEDO, T.M. de et al. Pedro & João editores, 2021. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/curso-de-semantica-argumentativa-2/. Acesso em: 24 jan. 2023.

CAREL, Marion. Pourtant: argumentation by exception. Journal of Pragmatics, v. 24, 1995, p. 167-188. Disponible sur: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/037821669400106O. Accès le 24 jan. 2023.

CAREL, Marion. Pourtant: Polifonia e argumentação. Trad.: Telisa Furlanetto Graeff. Revisão: Leci Borges Barbisan. Desenredo, Passo Fundo, v. 6, n. 1, 2010, p. 22-36, jan./jun. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/1384. Acesso em: 24 jan. 2023.

CAREL, Marion. Pourtant: L’Entrelacement argumentatif. Lexique, discours et blocs sémantiques. Paris: Éditions Honoré Champion, 2011.

CAREL, Marion. Pourtant: Introduction. In: CAREL, Marion. (Org.). Argumentation et polyphonie: de Saint Augustin à Robbe-Grillet. Paris: L’Harmattan, 2012, p. 7-58.

CAREL, Marion. Pourtant: As argumentações enunciativas. Trad.: Leci Borges Barbisan e Lauro Gomes. Letrônica, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2018, p. 106-124, abr.-jun. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/30470. Acesso em: 24 jan. 2023.

CAREL, Marion. Pourtant: Interpretação e decodificação argumentativas. Trad.: Cristiane Dall'Cortivo Lebler. Revisão: Leci Borges Barbisan e Lauro Gomes. Signo, Santa Cruz do Sul, 2019, v. 44, n.80, ago. 2019.

CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Edición: María Marta Negroni e Alfredo M. Lescano. Buenos Aires: Colihue, 2005.

CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. Mise au point sur la polyphonie. Langue française, vol. 164, no. 4, 2009, pp. 33-43. Disponible sur : https://www.revues.armand-colin.com/lettres-langue/langue-francaise/langue-francaise-ndeg-164-42009/mise-au-point-polyphonie. Accès le 24 jan. 2023.

CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. Atualização da polifonia. Trad.: Telisa Furlanetto Graeff. Revisão: Leci Borges Barbisan. Desenredo, Passo Fundo, v. 6, n. 1, 2010, p. 9-21, jan./jun. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/1385. Acesso em: 24 jan. 2023.

CAREL, Marion; GOMES, Lauro. Enunciação, argumentação e sentido: entrevista com Marion Carel. Trad.: Lauro Gomes. Revisão: Cristiane Dall'Cortivo Lebler. Conexão Letras, Porto Alegre, v. 16, n. 25, 2021, p. 245-259, jan-jun. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/conexaoletras/article/view/116841. Acesso em: 24 jan. 2023.

DELANOY, Cláudio Primo. A fábula e seus constituintes: uma análise argumentativa. Desenredo, v. 3, n° 2, jul./dez., 2007, p.182-192. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/536. Acesso em: 24 jan. 2023.

DEPECKER, Loïc. Comprendre Saussure d'après les manuscrits. Armand Colin, 2009.

DUCROT, Oswald et al (Org.). Les mots du discours. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.

DUCROT, Oswald. Qu'est-ce le structuralisme? 1. Le structuralisme en linguistique. Éditions du Seuil, 1968.

DUCROT, Oswald. Les indéfinis et l'énonciation. Langages, n. 17, 1970, p. 91-111. Disponible sur: https://www.persee.fr/doc/lgge_0458-726x_1970_num_5_17_2578. Accès le 24 jan. 2023.

DUCROT, Oswald. Dizer e não dizer. Princípios de semântica linguística. Trad.: Carlos Vogt, Rodolfo Ilari e Rosa Attié Figueira. Editora Cultrix, 1977.

DUCROT, Oswald. Les échelles argumentatives. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.

DUCROT, Oswald. Le dire et le dit. Paris: Les Éditions de Minuit, 1884a.

DUCROT, Oswald. Enunciação. Enciclopédia Einaudi, v. 2, 1984b.

DUCROT, Oswald. La polifonía. In: DUCROT, Oswald. Problemas de Lingüística y Enunciación. Buenos Aires: Imprenta de la Facultad de Filosofía y Letras de UBA, 1985.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Trad.: Eduardo Guimarães et al. Campinas, SP: Pontes, 1987.

DUCROT, Oswald. Topoï et formes topiques, Bulletin d’études de linguistique française, nº 22, 1088, p. 1-14. Disponible sur : https://cir.nii.ac.jp/crid/1390282680745915136?lang=en. Accès le 24 jan. 2023.

DUCROT, Oswald. Énonciation et polyphonie chez Charles Bally. In: DUCROT, Oswald. Logique, struture, énonciation: lectures sur le langage. Les Éditions de Minuit, 1989, p. 165-191.

DUCROT, Oswald. Polifonía y Argumentación. Conferencias del Seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso [1988]. Trad.: Ana Beatriz Campo y Emma Rodríguez C. Cali: Universidad del Valle, 1990.

DUCROT, Oswald. Dire et ne pas dire: principes de sémantique linguistique. 3ed. Hermann éditeurs des sciences et des arts. Paris, 1991.

DUCROT, Oswald. Os Topoi na “Teoria da Argumentação na Língua”. Revista Brasileira de Letras, São Carlos, v. 1, n. 1, 1999, p. 1-11.

DUCROT, Oswald. Quelques raisons de distinguer «locuteur » et « énonciateurs»», Polyphonie − linguistique et littéraire, Aarhus, nº 3, 2001, p. 20-41.

DUCROT, Oswald. Présentation de la Théorie des Blocs Sémantiques. Verbum, Publié par les Presses Universitaires de Nancy, XXXVIII, nº 1-2, 2016, p. 53-65. Disponible sur : https://f.hypotheses.org/wp-content/blogs.dir/4552/files/2019/07/02_Ducrot.pdf. Accès le 24 jan. 2023.

DUCROT, Oswald; BIGLARI, Amir. Os riscos do discurso: encontros com Oswald Ducrot [2013]. Trad.: Leci Borges Barbisan e Lauro Gomes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

DUCROT, Oswald; CAREL, Marion. Descrição argumentativa e descrição polifônica: o caso da negação. Trad.: Leci Borges Barbisan. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n.1, 2008, p. 7-18, jan./mar. Disponível em : https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2865. Acesso em : 24 jan. 2023.

GOMES, Lauro. Como avaliar a semântica do texto? Uma proposta para a avaliação de redações orientada pela Semântica Argumentativa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

GOMES, Lauro. Discurso artístico e argumentação. Prefácio de Marion Carel. 1.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

GOMES, Lauro; MALCORRA, Bárbara Luzia Covatti. Em busca do sentido produzido no discurso literário: uma possibilidade de análise pela Teoria Argumentativa da Polifonia. Letrônica, v.11, n°2, 2018, p.144-154, abr./jun. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/28637. Acesso em: 24 jan. 2023.

GRAEFF, Telisa Furlanetto. A conexão entre os enunciados no texto com base na semântica argumentativa. Desenredo, v. 8, n.2, 2012, p. 197-208, jul./dez. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/2923. Acesso em: 24 jan. 2023.

HUGO, Victor. Claude Gueux. Paris: Éditions Belin/ Gallimard, 2017.

LEBLER, Cristiane Dall'Cortivo. Pressupostos e subentendidos segundo a Teoria da Argumentação na Língua. Gragoatá, n°40, 2016, p. 295-316. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33385. Acesso em: 24 jan. 2023.

LESCANO, Alfredo M. Le sujet dans la langue: Théorie Argumentative de la Polyphonie et Théorie des Blocos Sémantiques. Verbum, XXXVIII, no 1-2, 2016, p. 3-29. Disponible sur: https://www.semanticscholar.org/paper/Le-sujet-dans-la-langue.-Th%C3%A9orie-argumentative-de-Lescano/3e85eb598a5259ed95c7f7a274ff0085bfed7179. Accès le 24 jan. 2023.

MACHADO, Julio Cesar. A Teoria dos Blocos Semânticos e as significações de entremeio : um estudo sobre os quase-blocos. Desenredo, Passo Fundo, v. 13, n°1, 2017, p. 62-87. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/6715. Acesso em: 24 jan. 2023.

SAUSSURE, Ferdinand de. Écrits de linguistique générale. Texte établi et édité par Simon Bouquet et Rudolf Engler. Éditions Gallimard, 2002.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Línguas e Instrumentos Linguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.