Banner Portal

Sobre o Periódico

Foco e Escopo

A revista Línguas e Instrumentos Linguísticos tem como objetivo publicar textos que reflitam sobre a linguagem, sobre o funcionamento linguístico em geral, sobre as tecnologias da linguagem e sobre a história das ideias, dos conceitos e métodos dos estudos sobre a linguagem.

Na realização deste objetivo este periódico tem, com continuidade e regularidade, publicado artigos das diversas áreas das ciências da linguagem e de autores das mais diversas universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

A Línguas e Instrumentos Linguísticos se estrutura em quatro seções que organizam a sua forma de publicação.

Política de Seção

Na seção Aberta são publicados artigos originais de diferentes temáticas, que apresentam reflexões teórico-metodológicas na área dos estudos da linguagem.  

A seção Crônicas e Controvérsias apresenta textos, ensaios, discussões que retomam estudos, noções ou análises fundamentais da Linguística a fim de apontar impasses, problemáticas e outras questões pertinentes acerca da historicidade das ciências da linguagem. Essa seção tem a finalidade de estimular um debate em torno de temas de interesse da área.

A seção Dossiê, presente desde o 33º número da revista, tem exposto um conjunto de artigos sobre um tema de relevância para os estudos da linguagem, possibilitando tanto a divulgação, quanto uma maior compreensão de tópicos específicos.

A seção Resenha, por fim, abre espaço para a apreciação crítica constante de obras que compõem a história contemporânea de estudos fundamentais sobre a linguagem.

A publicação das seções "Crônicas e Controvérsias" e "Dossiê" ocorre quando há submissões destinadas a elas.

Processo de Revisão por Pares

Línguas e Instrumentos Linguísticos define na sua política editorial os seguintes critérios para o processo de avaliação: adequação ao foco e escopo da revista e as normas bibliográficas (APA), gramaticais e formais da revista, relevância, conteúdo, coerência textual, consistência teórico-metodológica.

O processo de avaliação consiste em quatro etapas, a saber:

  1. Análise preliminar dos editores e assistente editorial para verificar a adequação às instruções gerais definidas pela política editorial;
  2. Análise de similaridade em todos os documentos submetidos através da plataforma Turnitin;
  3. Análise preliminar dos editores quanto ao foco e escopo da revista, bem como à relevância e contribuição do texto;
  4. Encaminhamento para avaliação duplo-cega.

Os artigos que chegarem à terceira etapa do processo de avaliação serão enviados aos pareceristas (no mínimo dois) cujos nomes permanecerão em sigilo, bem como os nomes dos(as) autores(as) serão omitidos dos pareceristas garantindo, assim, o critério duplo-cego (blind review). Em hipótese alguma os(as) autores(as) poderão ser identificados pelos pareceristas. Assim, é indispensável, ao submeter o artigo no sistema, a observação da garantia do anonimato excluindo-se qualquer referência explícita aos autores(as) tais como: citação de nome, referência a trabalhos de autoria ou coautoria publicados.

Os pareceristas, por meio de um parecer redigido em formulário próprio da revista, recomendarão uma dentre três opções:

Histórico do Periódico

Idealizado e dirigido pelo projeto História das Ideias Linguísticas no Brasil, o periódico teve sua primeira impressão em 1998 pela Editora Pontes. A partir do número 21, a revista Línguas e Instrumentos Linguísticos passou a ser publicada na versão eletrônica.

Histórico Qualis

2017-2020

2013-2016


Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447