A PSICOLOGIA DE SENSO COMUM EM CENÁRIOS PARA A EVOLUÇÃO DA MENTE HUMANA
Resumo
A evolução humana é objeto de pesquisas comprometidas com diferentes agendas. Neste artigo discute-se cenários que concedem à psicologia de senso comum um papel central em tentativas de se retraçar tal evolução, colocando em relevo o que nos distinguiria de outras mentes animais: habilidades especiais para representar e, sobretudo, para interpretar. Essa perspectiva leva a sério a imagem – central a muito do que se faz em filosofia e nas ciências sociais – de que somos agentes constituí- dos em um ambiente social e cultural. Estará em questão se essa imagem pode ser assimilada pela biologia evolutiva contemporânea, sem que esta abra mão dos seus pressupostos fundamentais e do seu arcabouço conceitual e teórico característico. Godfrey-Smith e Sterelny apostam nesse projeto, e se propõem a efetivar essa integração. Em contraste com cená- rios inatistas, que se apóiam em argumentos com base numa pobreza de estímulos, emerge daquele projeto um cenário no qual a evolução da mente humana interage com as nossas habilidades interpretativas. Estas habilidades resultariam, por sua vez, de uma aprendizagem socialmente mediada, facilitada por um tipo particular de construção de nichos envolvendo mecanismos de herança não-genética.
Human evolution is the subject of different kinds of research committed to different agenda. In this paper I will discuss various scenarios in which folk psychology plays a distinctive role in attempts to keep track of this evolution, making explicit what is distinctive about us, compared to other animal minds: special habilities for representation and, above all, for interpretation. This perspective takes seriously the image that we are agents constituted in a social and cultural environment, which is central to much of what is done in philosophy and the social sciences. I will discuss whether this image can be assimilated by contemporary evolutionary biology, without compromising its fundamental pressupositions and its characteristic conceptual and theoretical framework. Godfrey-Smith and Sterelny embrace this project and attempt to work out the details of this integration. Contrasting with nativist scenarios, which are grounded in poverty of the stimulus arguments, a scenario emerges from that project in which the evolution of the human mind interacts with our interpretative habilities. These habilities would be, in turn, the result of social learning, facilitated by a particular kind of niche construction involving non-genetic inheritance mechanisms.
Downloads
Referências
ABRANTES, P. “Naturalizando a Epistemologia”. In: P. Abrantes (org.)
(1995), pp. 171-218.
ABRANTES, P. (org.). Epistemologia e Cognição. Brasília: Editora da UnB,
__________. “Naturalismo Epistemológico: apresentação”. In: F. Évora
e P. Abrantes (eds.) (1998), pp. 7-26.
__________. “Analogical Reasoning and Modeling in the Sciences”.
Foundations of Science, v. 4, n. 3, pp. 237-270, 1999.
__________. “O Programa de uma Epistemologia Evolutiva”. Revista de
Filosofia, v. 16, n. 18, pp. 11-55, 2004a.
__________. “Naturalismo em Filosofia da Mente”. In: A. Ferreira,
M.E.Q. Gonzalez e J.C. Coelho (orgs.) (2004b), pp. 5-40.
ABRANTES, P., BENSUSAN, H. “Conhecimento, Ciência e Natureza: cartas sobre o naturalismo”. In: S. Simon-Rodrigues (ed.) (2003), pp. 273-333.
ALEXANDER, R.D. “The Evolution of Social Behavior”. Ann. Rev. Ecol. & Syst. v. 5, pp. 325-383, 1974.
AXELROD, R., HAMILTON, W.D. “The Evolution of Cooperation”.
Science, v. 211, pp. 1390-1396, 1981.
BAKER, L.R. Explaining Attitudes: a practical approach to the mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
BRANDON, R.N. Adaptation and Environment. Princeton, NJ: Princeton
University Press, 1995.
BULLER, D.J. Adapting Minds: evolutionary psychology and the persistent quest for human nature. Cambridge, Mass: The MIT Press, 2005.
BYRNE, R., WHITEN, A. (eds.). Machiavelian Intelligence. Oxford: Clarendon Press, 1988.
CARRUTHERS, P., CHAMBERLAIN, A. (eds.). Evolution and the Human
Mind. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
CARRUTHERS, S., LAURENCE, S., STICH, S. (eds.). The Innate Mind:
culture and cognition. Cambridge University Press. No prelo.
CHURCHLAND, P.M. “Folk Psychology (2)”. In: S. Guttenplan (ed.)
(1995), pp. 308-316.
CLAPING, H., STAINES, P., SLEZAK, P. (eds.). Mental Representation.
Elsevier, 2004. No prelo.
CLARK, A. “Review: Thought in a Hostile World: the evolution of human
cognition”. Mind, v. 114, n. 455, pp. 777-782, 2005.
COWIE, F. What’s Within? Nativism reconsidered. New York: Oxford University Press, 1999.
CUMMINS, R. “Functional Analysis”. In: E. Sober (ed.) (1995), pp. 49-
DENNETT, D. “The Intentional Stance in Theory and Practice”. In: R.
Byrne and A. Whiten (eds.) (1988), pp. 180-202.
__________. Darwin’s Dangerous Idea: evolution and the meanings of life. New York: Simon & Schuster, 1995.
__________. “Two Contrasts: folk craft versus folk science, and belief
versus opinion”. In: D. Dennett (ed.) (1998), pp. 81-94.
__________. (ed.). Brainchildren: essays on designing minds. Cambridge, Mass: The MIT Press, 1998.
__________. “True Believers”. In: Lycan, W. (ed.) (1999), pp. 75-87.
DUNBAR, R. “On the Origin of the Human Mind”. In: P. Carruthers
and A. Chamberlain (eds.) (2000), pp. 238-253.
ÉVORA, F., ABRANTES, P. (eds.). Naturalismo Epistemológico. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Série 3, v. 8, n. 2, 1998.
FERREIRA, A., GONZALEZ, M. E. Q., COELHO, J. C. (orgs.). Encontro
com as Ciências Cognitivas, v. 4. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica,
b.
FUTUYMA, D. Biologia Evolutiva. Sociedade Brasileira de Genética, 2ª
ed., 1992.
GIERE, R.N. Explaining Science. Chicago: The University of Chicago
Press, 1988.
GODFREY-SMITH, P. “Replies to Sober, Sterelny and Neander”. Biology
and Philosophy, v. 12, pp. 581-590, 1997.
__________. Complexity and the Function of Mind in Nature. Cambridge:
Cambridge University Press, 1998a.
__________. “Functions: consensus without unity”. In: D. Hull and M.
Ruse (eds.) (1998b), pp. 280-292.
__________. “On the Status and Explanatory Structure of Developmental
Systems Theory”. In: S. Oyama, P. Griffiths and R. D. Gray (eds.) (2001), pp. 283-297.
__________. “On the Evolution of Representational and Interpretive
Capacities”. The Monist, v. 85, n.1, pp. 50-69, 2002a.
__________. “Environmental Complexity and the Evolution of Cognition”.
In: R. Sternberg and J. Kaufman (eds.) (2002b), pp. 233-249. A paginação que uso no artigo é a da versão disponível na página pessoal do autor na Internet.
__________. “Folk Psychology under Stress: comments on Susan Hurley’s ‘Animal Action in the Space of Reasons’”. Mind & Language,
v. 18, n. 3, pp. 266-272, 2003.
__________. “On Folk Psychology and Mental Representation”. In: H.
Claping, P. Staines and P. Slezak (eds.) (2004), pp. 147-162. No prelo.
__________. “Untangling the Evolution of Mental Representation”. In:
A. Zilhão (ed.), no prelo. A paginação que uso no artigo é a da versão disponível na página pessoal do autor na Internet.
__________. “Folk Psychology as a Model”. Palestra apresentada na
RSSS (Universidade Nacional Australiana) em setembro de 2003.
GOULD, S.J., LEWONTIN, R.C. “The Spandrels of San Marco and the
Panglossian Paradigm: a critique of the adaptationist programme”.
In: E. Sober (ed.) (1995), pp. 73-90.
GUTTENPLAN, S. (ed.). A Companion to the Philosophy of Mind. Oxford:
Blackwell, 1995.
HEYES, C., HUBER, L. (eds). The Evolution of Cognition. Cambridge,
Mass: The MIT Press, 2000.
HULL, D., RUSE, M. (eds.). The Philosophy of Biology. Oxford: Oxford
University Press, 1998b.
HUMPHREY, N. “The Social Function of Intellect”. In: P.P.G. Bateson
and R. A. Hinde (eds.) Growing Points in Ethology, 1976. Repr. in R.
Byrne and A. Whiten (eds.) (1988), pp. 13-26.
KITCHER, P. “Function and Design”. In: D. Hull and M. Ruse (eds.)
(1998), pp. 258-279.
Copyright (c) 2006 Manuscrito

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Manuscrito utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.