Banner Portal
Estradas saborosas para dar sabor
PDF (English)

Palavras-chave

Referência
Relativismo
Sabor
Sensibilidade ao contexto
Propriedades estéticas

Como Citar

ASPEITIA, Axel Barceló. Estradas saborosas para dar sabor. Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia, Campinas, SP, v. 43, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8664391. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O objetivo desta breve nota é oferecer uma generalização da estratégia argumentativa de Gómez-Torrente contra o perspectivismo, que ele desenvolveu como uma defesa do realismo da cor em (2016) e (2019) e, em seguida, aplicá-la à linguagem avaliativa. Em particular, quero defender a tese de que pelo menos alguns predicados estéticos podem ter referência não avaliativa. Como exemplo, vou trabalhar com o predicado "saboroso" (e seu antônimo "nojento") para argumentar que às vezes se refere a uma propriedade não-subjetiva não avaliativa, sabor, que é mais fundamental que a propriedade relacional de ser gostoso para alguém. Em outras palavras, às vezes, quando dizemos de algo que é saboroso, não estamos dizendo como é para nós ou se gostamos, mas apenas como sabe, ponto final.

PDF (English)

Referências

Ezcurdia, Maite (2014) Los indéxicos y la semántica de Kaplan, Ciudad de México: Instituto de Investigaciones Filosóficas, UNAM.

Gómez-Torrente, Mario (2019) Roads to Reference. An Essay on Reference Fixing in Natural Language, Oxford University Press, Oxford.

_____ (2016) “Perceptual Variation, Color Language, and Reference Fixing. An Objectivist Account”, Noûs, vol. 50 (no. 1), pp. 3-40.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia

Downloads

Não há dados estatísticos.