Resumo
A Fernando Rego
O cotejo da edição das Bemerkungen über die Farben de Wittgenstein com as fotocópias dos manuscritos 176, 172 e 173 levou-nos a constatar na edição da Profa. Anscombe uma ausência danosa de parágrafos e variantes, uma datação equivocada e uma ordenação errônea dos parágrafos do MS 172, que lhe compromete o sentido e valor. Apresentamos pois os fundamentos de nossa crítica, que de certo acarreta consequências filosóficas, como uma ligação mais nítida entre a investigação da lógica dos conceitos de cor e a da gramática das expressões 'ver' e 'ver como', além de favorecer a clareza do projeto de investigação de problemas fenomenológicos (sem uma fenomenologia), próprio do MS 172.
Referências
Anscombe, G.E.M., Editor's Preface, in Wittgenstein, Remarks on Colour.
Anscombe, G.E.M. & Von Wright, G.H., Vorwort, in Wittgenstein, Über Gewißheit.
Monk, R. (1995). Wittgenstein: O Dever do Gênio (São Paulo, Companhia das Letras).
Moreno, A.R. (1995). Wittgenstein: Fenomenologia e Problemas Fenomenológicos, in Manuscrito, V. XVIII, Nº. 2, Campinas, UNICAMP.
Schulte, J. (1987). Erlebnis und Ausdruck: Wittgensteins Philosophie der Psychologie (München-Wien, Philosophia).
Von Wright, G.H. (1986). Wittgenstein (Mauvezin, T.E.R.).
Wittgenstein, L. (s.d). The Wittgenstein Papers, vols. 71, 74, 75, 76b, 77, 78, 79 (Ithaca, Cornell University Libraires).
Wittgenstein, L. (1977). Remarks on Colour (Londres, Basil Blackwell).
Wittgenstein, L. (1984). Bemerkungen über die Farben, in Wintgenstein, Ludwig, Werkausgabe, vol. 8 (Frankfurt, Suhrkamp).
Wittgenstein, L. Über Gewißheit, in Wingenstein, Ludwig Werkausgabe, vol. 8.
Wittgenstein, L. Letzte Schriften über die Philosophie der Psychologie (1949-1951): Das Innere und das Äußere (Frankfurt am Main, Suhrkamp), 1993.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1999 Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia