Banner Portal
Heidegger's crisis
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Resenha-Política
Resenha- Filosofia alemã

How to Cite

LOPARIC, Zeljko. Heidegger’s crisis: philosophy and politics in nazi Germany. Manuscrito: International Journal of Philosophy, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 121–134, 1997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8669343. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

O presente livro parte da hipótese de que, nos últimos duzentos anos, uma série de filósofos alemãs, alguns de primeira linha, utilizaram o seu engajamento político em termos de um "quadrilátero" de conceitos, a saber, dos coneceitos de crise, nação, liderança e ordem. Por serem ao mesmo tempo filosóficos e políticos, os elementos que constituem esse quadrilátero, elaborado pela primeira vez por Fichte, puderam servir de ponte, ao longo de dois séculos da história alemã, entre o discurso filosofófico e a ação política. Os mesmos conceitos fizeram a ligação- essa é a tese central do livro- entre a filosofia e a política também na Alemanha de Hitler. A crise pessoal de Heidegger, em 1933, deve ser estudada no interior da crise de identidade que envolveu a filosofia alemã no seu todo. Paradoxalmente, portanto, o subtítulo do livro em apreço é mais importante do que o título: ele trata muito mais da relação entre a filosofia alemã e o socialismo nacional do que da relação de Heidegger com esse movimento.

PDF (Português (Brasil))

References

Sluga, H. (1993). Heidegger's Crisis: Philosophy and Politics in Nazi Germany (Cambridge, Mass., Harvard University Press).

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1997 Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia

Downloads

Download data is not yet available.