Um modelo para medir os efeitos da cobertura da imprensa no voto: teste nas eleições de 2002 e 2006

Autores

  • Pedro Santos Mundim Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Cobertura da imprensa. Voto. Eleições presidenciais. Efeito da mídia

Resumo

Este artigo apresenta a construção e o teste de um modelo voltado para medir o efeito da cobertura da imprensa no voto dos eleitores. O período de análise são as eleições presidenciais de 2002 e 2006. A variável dependente são as séries históricas de intenção de voto dos principais candidatos. A variável explicativa de maior interesse foi construída a partir da análise de conteúdo da cobertura eleitoral de quatro grandes jornais do país: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. Os resultados dos testes indicaram que o modelo funcionou satisfatoriamente e que a cobertura da imprensa foi, sim, um fator importante das disputas eleitorais de 2002 e 2006. Em ambos os pleitos as intenções de voto de seis dos oito principais candidatos ao cargo de Presidente da República foram afetadas pelos fluxos de informação provenientes da cobertura da imprensa.

 

Abstract:

This article presents the construction and test of a model developed to measure the effects of the press coverage in voting. The period of analysis are the presidential elections of 2002 and 2006. The dependent variable are the historical voting intentions series of the main candidates. The main independent variable was constructed from the content analysis focusing on the electoral coverage by the following Brazilian newspapers: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo and Jornal do Brasil. The test results showed that the model worked well, and that the press coverage was indeed an important factor in the electoral disputes of 2002 and 2006. In both elections the voting intentions of six among the eight main presidential candidates were affected by the information flows coming from the press coverage.

Keywords: press coverage; voting; presidential elections; media effects

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Biografia do Autor

Pedro Santos Mundim, Universidade Federal de Minas Gerais

Pedro Santos Mundim é professor Adjunto de Ciência Política da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ (2010), Mestre em Comunicação Social pela UFMG (2004) e Bacharel em Jornalismo pela PUC-MG (2001).

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Publicado

2015-10-27

Como Citar

Mundim, P. S. (2015). Um modelo para medir os efeitos da cobertura da imprensa no voto: teste nas eleições de 2002 e 2006. Opinião Pública, 16(2), 394–425. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641357

Edição

Seção

Artigos