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Efeitos da proibição de doações empresariais nas redes de financiamento eleitoral no Brasil
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Palavras-chave

Eleições
Financiamento eleitoral
Mudança institucional
Reforma política
Análise de redes sociais

Como Citar

HOROCHOVSKI, Rodrigo Rossi; JUNCKES, Ivan Jairo. Efeitos da proibição de doações empresariais nas redes de financiamento eleitoral no Brasil. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 30, p. e30110, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8678200. Acesso em: 16 fev. 2025.

Resumo

O artigo analisa dados de candidaturas e prestação de contas das eleições de 2014
e 2018 no Brasil para responder à seguinte pergunta: quais são os efeitos da
proibição do financiamento eleitoral empresarial e da introdução do Fundo Especial
de Financiamento de Campanha (FEFC) sobre as redes de financiamento eleitoral?
Coletamos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os analisamos com a
metodologia da Análise de Redes Sociais e tratamentos estatísticos complementares.
Como resultado, confirmamos nossas três hipóteses: (H1) a topologia da rede de
financiamento eleitoral manteve-se altamente assimétrica; (H2) sem as empresas,
os partidos políticos aumentaram sua centralidade na rede de financiamento; e, (H3)
o sucesso eleitoral manteve-se fortemente relacionado à ocupação de posições
centrais na rede de financiamento, não havendo alterações significativas nos perfis
de partidos e candidatos mais competitivos.

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