Apresentação: David Teece - Profiting from technological innovation: Implications for integration, collaboration, licesing and public policy

Autores

  • Maria Teresa Leopardi Mello Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbi.v6i2.8648948

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

O artigo de David Teece, professor da Universidade da Califórnia (Haas School of Business Administration), ora publicado nesta seção de IDÉIAS FUNDADORAS da RBI é considerado uma contribuição clássica ao tema da apropriabilidade. Sydney Winter, por exemplo, coloca-o ao lado daquelas de Schumpeter e Arrow,1 apesar de a análise de Teece estar muito mais voltada para questões práticas da organização econômica e das estratégias de negócios. De certo modo, ao abordar o processo inovativo a partir de um quadro conceitual-analítico realista e prático, Teece conseguiu identificar questões-chave para o entendimento dos fatores que influenciam a distribuição dos lucros decorrentes da introdução de inovações (entre inovadores, imitadores e demais concorrentes), o que contribuiu também para a compreensão de aspectos teóricos da apropriabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Leopardi Mello, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Instituto de Economia/UFRJ

Downloads

Publicado

2009-08-18

Como Citar

MELLO, M. T. L. Apresentação: David Teece - Profiting from technological innovation: Implications for integration, collaboration, licesing and public policy. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 253–279, 2009. DOI: 10.20396/rbi.v6i2.8648948. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648948. Acesso em: 8 fev. 2023.

Edição

Seção

Ideias Fundadoras