Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Inovação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

São aceitas submissões de artigos, artigos-resenha e resenhas, inéditos, redigidos em português, inglês ou espanhol. O tamanho recomendado para artigos e artigos-resenha é de 8.000 palavras, e o de resenha é de 1.000 palavras. Não serão aceitos trabalhos que tenham sido submetidos para publicação ou que já tenham sido publicados em outro periódico.

Todas as submissões de trabalhos à RBI devem ser realizadas via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que está hospedado no Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp (PPEC/Unicamp). Não serão aceitos trabalhos submetidos por outros meios.

Em casos em que o trabalho tenha sido escrito por mais de um autor, entende-se que a ordenação dos nomes dos autores esteja de acordo com a contribuição de cada um.

O envio de originais à revista implica autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais. Não será aceita a inclusão de autores após a submissão do artigo. Por isso é importante que os autores confiram e preencham corretamente os metadados da submissão no momento do envio do artigo à RBI.


1.1.       Apresentação e preparo dos manuscritos

Os trabalhos submetidos à RBI devem ser redigidos conforme orientações a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Arquivo em Word (extensão doc. ou docx.), texto fonte: Times New Roman 12; configuração da página: A4; margens direita, superior e inferior: 2,5cm; margem esquerda: 3cm; espaçamento entrelinhas: 1,5; recuo de 1,25 na primeira linha; alinhamento do texto: justificado; numeração de páginas: canto superior direito.

Notas explicativas no rodapé devem estar em fonte Times New Roman 10 enumeradas em algarismos arábicos.

  • As citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) deverão estar completas nas referências bibliográficas ao final do texto.
  • Tabelas, gráficos e quadros (em formato editável, ou seja, elaboradas a partir do próprio Word) deverão ser enumerados e inseridos no espaço a eles destinados com suas respectivas fontes.
  • As figuras (em extensão jpeg – a partir de 300 dpi) devem estar incluídas no arquivo Word e devem ser enviadas separadamente (anexadas durante a submissão do artigo como documento suplementar).  Tabelas, gráficos, quadros e figuras podem ser enviadas em formato colorido.
  • Fórmulas e equações matemáticas devem ser apresentadas na sequência normal do texto. No parágrafo as fórmulas e equações devem estar centralizadas e identificadas por algarismos arábicos consecutivos colocados entre parênteses na extrema direita da linha, conforme exemplo a seguir:

Var [ε1 | x1, x2] = Var [ε2 | x1, x2] = 1     (1)

  • As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Nomes próprios estrangeiros não deverão estar em itálico.
  • Os links para endereços eletrônicos deverão estar ativos.
  • Referências e citações:
As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, espaçamento simples com 6pt antes e 0pt depois entre os parágrafos. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c. As referências bibliográficas devem incluir apenas os trabalhos efetivamente utilizados para a elaboração do artigo.

Exemplos:

1) Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).

Ex.: DOSI, G.; PAVITT, K.; SOETE, L. The economics of technical change and international trade. Brighton: Wheatsheaf, 1990.

2) Capítulos de livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Edição. Local: editora, data, número das p. (páginas consultadas) ou v. (Série ou Coleção).

Ex.: EDQUIST, C. Systems of innovation approaches: their emergence and characteristics. In: EDQUIST, C. Systems of innovation: technologies, institutions and organizations. London and Washington: Pinter/Cassell Academic, 1997.

 3) Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: Nome do evento (em itálico), número, ano, local de realização. Título da publicação (em itálico): subtítulo da publicação (sem itálico). Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

Ex.: POSSAS, M. L. Racionalidade e Regularidades: rumo a uma integração micro-macrodinâmica. In: XVII Encontro Nacional de Economia, 1989, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza/CE: ANPEC, 1989, p. 62-82.

4) Partes de publicações periódicas

4.1) Artigos de periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em itálico), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação.

Ex.: METCALFE, J. S. Equilibrium and Evolutionary Foundations of Competition and Technology Policy: New Perspectives on the Division of Labour and the Innovation Process. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, v.2, n.1, p.111-146, 2009.

4.2) Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do jornal. Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.

Ex.:   GADELHA, C.; MUDEL, T. Inovação brasileira, impacto global. Folha de S. Paulo, 12/11/2013.

5) Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título (itálico): subtítulo, ano, número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Ex.: RUFFONI, J. Proximidade geográfica e inovação tecnológica de firmas:

uma análise para o segmento produtor de máquinas para calçados da Itália e do Brasil, 2010, 251 f. (Tese de Doutorado em Política Científica e Tecnológica) Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

6) Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, número de páginas, ano. ISSN.  Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia/mês/ano. DOI (quando for o caso).

Ex.: TIGRE, Paulo Bastos. Paradigmas Tecnológicos e Teorias Econômicas da Firma. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 187-223, ago. 2009. ISSN 2178-2822. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648911>. Acesso em: 27 jul. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v4i1.8648911.

Para outros exemplos recomendamos consultar as normas da ABNT-NBR-6023/2002. Para os usuários de sistemas eletrônicos de indexação de referências (Mendeley, EndNote, Zotero ou outro), sugerimos o uso do estilo “ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas”.

 

1.2.       Diretrizes para a submissão de artigos e artigos-resenha

Ao submeter um artigo à RBI os autores devem se certificar de que o trabalho está alinhado às áreas temáticas e ao escopo da revista. É necessário também verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Para submeter artigos à RBI é necessário:

  1. Certificar-se da originalidade e ineditismo do artigo, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico. Importante apontar que esta política editorial não considera que a publicação de artigos em “anais de congressos” ou “textos para discussão” (ou “working papers”) tirem a originalidade do artigo submetido.
  2. Os artigos devem ser submetidos SEM qualquer identificação de autoria. Para tanto, é necessário que os autores, no momento da submissão do artigo, preencham suas informações corretamente no Passo 3 (Inclusão de Metadados) do sistema (com nome completo, email, instituição/afiliação, país, resumo da biografia) e retirem do artigo trechos e informações que facilitem a identificação da autoria. Entre os itens que devem ser retirados estão agradecimentos, referências a projetos de pesquisa e autocitações. Essas informações poderão ser incluídas no artigo posteriormente à sua aprovação, quando for o caso.
  3. Como forma de padronização de autoria, sugere-se a inclusão do ID do ORCID de cada autor no ato da submissão. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço:  https://orcid.org/register
  4. Artigos submetidos em português ou espanhol devem inserir título, resumo (de no máximo 150 palavras) e palavras-chave (de três a cinco) na língua original do artigo e em inglês.
  5. Os artigos deverão ser redigidos conforme as normas solicitadas pela editoria da revista.
  6. Recomenda-se que os artigos submetidos à RBI contenham em torno de 8.000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, referências bibliográficas e demais componentes do texto.
 

1.3.       Diretrizes para a submissão de resenhas

São aceitas resenhas de livros, publicados nos últimos três anos, relacionados ao tema “estudos da inovação” e que, portanto, estejam alinhados ao escopo editorial da revista. A submissão de resenhas deve ser realizada via SEER e sua aprovação é feita pela equipe editorial. É indicado que as resenhas contenham em torno de 1.000 palavras.

Espera-se que uma resenha de um livro apresente uma avaliação crítica do livro, e não apenas um resumo. Assim, a resenha deve apontar quais são os principais predicados do livro e as suas insuficiências mais importantes, de modo a estimular e orientar potenciais leitores. Para maiores informações sobre como escrever uma resenha, recomenda-se a leitura dos seguintes textos:

1) http://writingcenter.unc.edu/tips-and-tools/book-reviews/

2) http://guides.library.queensu.ca/bookreviews/writing

 

1.4.  Condições para Submissão

 Como parte do processo de submissão, os autores precisam obrigatoriamente verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  1. Certificar-se da originalidade e ineditismo do trabalho, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico;
  2. O arquivo para submissão está em formato Word SEM a identificação dos autores;
  3. O trabalho está alinhado às áreas temáticas e ao escopo da revista;
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores;
  5. Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências bibliográficas ao final do texto.
 

1.5.  Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos trabalhos aprovados e publicados são automaticamente transferidos à RBI como condição para sua publicação, permitindo o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria e publicação nesta revista, de acordo com a Licença Creative Commons 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/). 

O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na RBI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

 

1.6.  Política de Privacidade

Como política de privacidade adotada pela RBI, os artigos são enviados aos pareceristas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), sem identificação de autoria, da mesma forma que ao autor não é revelada a identificação dos pareceristas (double blind review).

Todas as informações solicitadas para cadastro dos usuários são de uso exclusivo da RBI e para seus únicos fins.

 

1.7. Cadastro no ORCID

  • 1.7.1 Como forma de padronização de autoria, a Editoria da RBI recomenda a inclusão do iD do ORCID de todos os autores no ato da  submissão.
  • 1.7.2 O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register
  • 1.7.3 Para utilizar o ORCID você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastro

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico;
  2. O arquivo para submissão está em formato Word 6.0 ou posterior SEM a identificação dos autores;
  3. O trabalho está alinhado às áreas temáticas e ao escopo da revista;
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores;
  5. Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências bibliográficas ao final do texto, segundo as normas da ABNT ou ISO equivalente.
 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos trabalhos aprovados e publicados são automaticamente transferidos à RBI como condição para sua publicação, permitindo o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria e publicação nesta revista, de acordo com a Licença Creative Commons 3.0.

O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na RBI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

 

Política de Privacidade

Como política de privacidade adotada pela RBI, os artigos são enviados aos pareceristas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), sem identificação de autoria, da mesma forma que ao autor não é revelada a identificação dos pareceristas (double blind review).

Todas as informações solicitadas para cadastro dos usuários são de uso exclusivo da RBI e para seus únicos fins.