Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Certificar-se da originalidade e ineditismo do trabalho, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico;
  • O arquivo para submissão está em formato Word e em PDF SEM a identificação dos autores;
  • Enviar Folha de Rosto: na submissão do artigo os autores devem enviar, via sistema online, uma página separada do artigo contendo: 1) título no idioma original do artigo e título em inglês para artigos em português e em espanhol, 2) nome completo de cada autor, 3) afiliação de cada autor (com Universidade, Cidade, Estado (se houver), País), 4) endereço eletrônico de cada autor; 5) indicar qual dos autores é o autor correspondente; 6) ORCID de cada autor, 7) contribuição de cada autor para o manuscrito: a RBI adota o sistema de especificação baseado no sistema CRediT (Contributor Roles Taxonomy), porém adaptado às práticas das revistas da área de “estudos da inovação”; esse sistema resume a contribuição dos autores em: A. fundamentação teórico-conceitual e problematização; B. pesquisa de dados e análise estatística; C. elaboração de figuras e tabelas; D. elaboração e redação do texto; E.seleção das referências bibliográficas,, 8) indicação sobre conflito de interesse (se não houver conflito, por favor, declare “não há conflito de interesse”), 9) fonte de financiamento do artigo (se não houver fonte financiamento, por favor, declare “não há fonte de financiamento”), 10) Agradecimentos (se houver);
  • O trabalho está alinhado às áreas temáticas e ao escopo da revista;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores da RBI;
  • Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências bibliográficas ao final do texto;
  • Após preparadas, as submissões devem ser enviadas à RBI através do sistema eletrônico acessível neste link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/login

Diretrizes para Autores

Escopo e Política

1. Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Inovação (RBI) é um periódico multidisciplinar com foco em estudos da inovação. Tem o propósito de servir ao debate acadêmico sobre a inovação e os avanços científicos e tecnológicos e seus impactos econômicos, sociais, organizacionais e ambientais, contribuindo para a disseminação de novos conhecimentos e para a formulação de políticas públicas e a gestão de organizações privadas. Está aberta a submissões de artigos originais, de natureza teórica ou aplicada, resultantes de pesquisas científicas de elevado impacto no campo da ciência, da tecnologia e da inovação. Concentra-se nas áreas do conhecimento de Economia, Administração, Engenharia de Produção e História, em suas respectivas subáreas de Economia Industrial, Administração de Empresas, Economia de Tecnologia e História das Ciências, e mais objetivamente nos temas específicos listados no item 8 – Temas da RBI.

2. Missão

A Revista Brasileira de Inovação (RBI) tem por objetivo publicar artigos originais, resultantes de pesquisas científicas de elevado impacto na área de estudos da inovação, compreendendo seus aspectos econômicos, sociais, ambientais e gerenciais, contribuindo assim para o debate acadêmico sobre políticas públicas.

3. Periodicidade

A RBI adota o sistema de publicação em fluxo contínuo a fim de seguir as tendências internacionais de publicações científicas e dar celeridade à publicação dos artigos aprovados. Na prática isso significa que à medida que um artigo aprovado para publicação esteja pronto e editorado, ele será publicado.

4. Política de Acesso Livre

A RBI oferece acesso livre ao seu conteúdo em formato PDF (Portable Document Format), seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os artigos da RBI são publicados sob Licença Creative Commons CC-BY.

5. Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

6. Taxas para submissão e publicação de textos

A RBI não cobra qualquer taxa por textos publicados, nem para submissão, avaliação, revisão, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.. Os artigos da RBI são publicados sob Licença Creative Commons CC-BY.

7. Digital Object Identifier System - DOI

A RBI utiliza o DOI em todas as publicações.

8. Temas da RBI

A RBI abrange os seguintes temas:

  • Economia da Inovação
  • Economia da Ciência e da Tecnologia
  • Dinâmica industrial e dos sistemas de produção
  • Economia do conhecimento – criação, difusão, exploração
  • Processos de aprendizado e inovação
  • Transferência de tecnologia
  • Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Indicadores de Ciência, Tecnologia, Inovação, P&D
  • Inovação e sustentabilidade
  • Competências e capacitações das empresas
  • Estratégias e gestão da inovação e da tecnologia
  • Estratégias e gestão de P&D
  • Inovação e empreendedorismo
  • Estratégias de desenvolvimento de processos e produtos
  • Mudanças técnicas e organizacionais
  • Sistemas de inovação – nacional, regional, setorial, tecnológico
  • Redes de inovação – alianças de P&D, interações universidade-empresa, cadeias
  • Geografia da inovação
  • Desenvolvimento econômico e inovação
  • Experiências de inovação em países em desenvolvimento
  • Estudos de produtividade (multissetorial e comparação entre países)
  • Modelagem da mudança técnica
  • Dinâmica da concorrência e mudança estrutural
  • Sociologia da Ciência e da Inovação
  • História da Ciência e da Tecnologia

Forma e preparação de manuscrito

São aceitas submissões de artigos, artigos de revisão e resenhas, inéditos, redigidos em português, inglês ou espanhol. Para artigos em inglês, as grafias americana e britânica são aceitas desde que o autor opte por uma ou outra, não misturando ambas ao longo da escrita e mantendo a consistência em relação à grafia escolhida ao longo de seu texto.

O tamanho recomendado para artigos e artigos de revisão é de 8.000 palavras, e o de resenha é de 1.000 palavras. Não serão aceitos trabalhos que tenham sido submetidos para publicação ou que já tenham sido publicados em outro periódico.

Todas as submissões de trabalhos à RBI devem ser realizadas via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que está hospedado no Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp (PPEC/Unicamp). Não serão aceitos trabalhos submetidos por outros meios.

Em casos em que o trabalho tenha sido escrito por mais de um autor, entende-se que a ordenação dos nomes dos autores esteja de acordo com a contribuição de cada um.

O envio de originais à revista implica autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais e/ou de publicação. Não será aceita a inclusão de autores após a submissão do artigo. Por isso é importante que os autores confiram e preencham corretamente os metadados da submissão no momento do envio do artigo à RBI.

1.1 Apresentação e preparo dos manuscritos

Os trabalhos submetidos à RBI devem ser redigidos conforme orientações a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores para realização de ajustes antes de serem enviadas à avaliação por pares.

Certificar-se da originalidade e ineditismo do artigo, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico. Importante apontar que a RBI não considera que a publicação de artigos em eventos, “textos para discussão” (ou “working papers”) ou em repositórios de preprints tirem a originalidade do artigo submetido. A RBI está atenta às atualizações dos princípios da Ciência Aberta e, nesse sentido, prevê que artigos publicados em repositórios de preprints possam ser submetidos à revista, sem prejuízos à sua originalidade.

Os artigos devem ser submetidos SEM qualquer identificação de autoria. Para tanto, é necessário que os autores, no momento da submissão do artigo, preencham corretamente as informações de seu Perfil de Usuário e também as informações do Passo 3 (Dados da Submissão) de sua submissão no sistema (colocando nome completo, e-mail, instituição/afiliação, país e resumo da biografia de cada autor do artigo) e retirem do artigo trechos e informações que facilitem a identificação da autoria. Entre os itens que devem ser retirados estão agradecimentos, referências a projetos de pesquisa e autocitações. Essas informações deverão ser disponibilizadas na Folha de Rosto que o autor deve enviar durante a submissão como documento suplementar, separado do artigo. Estas informações poderão ser incluídas no artigo posteriormente à sua aprovação, quando for o caso.

Folha de Rosto: na submissão do artigo os autores devem enviar, via sistema online, uma página separada do artigo contendo: 1) título no idioma original do artigo e título em inglês para artigos em português e em espanhol, 2) nome completo de cada autor, 3) afiliação de cada autor (com Universidade, Cidade, Estado (se houver), País), 4) endereço eletrônico de cada autor; 5) indicar qual dos autores é o autor correspondente; 6) ORCID de cada autor, 7) contribuição de cada autor para o manuscrito: a RBI adota o sistema de especificação baseado no sistema CRediT (Contributor Roles Taxonomy), porém adaptado às práticas das revistas da área de “estudos da inovação”; esse sistema resume a contribuição dos autores em:  A. fundamentação teórico-conceitual e problematização; B. pesquisa de dados e análise estatística; C. elaboração de figuras e tabelas; D. elaboração e redação do texto; E. seleção das referências bibliográficas,, 8) indicação sobre conflito de interesse (se não houver conflito, por favor, declare “não há conflito de interesse”), 9) fonte de financiamento do artigo (se não houver fonte financiamento, por favor, declare “não há fonte de financiamento”), 10) Agradecimentos (se houver).

Arquivo em Word (extensão doc. ou docx.), texto fonte: Times New Roman 12; configuração da página: A4; margens direita, superior e inferior: 2,5cm; margem esquerda: 3cm; espaçamento entrelinhas: 1,5; recuo de 1,25 na primeira linha; alinhamento do texto: justificado; numeração de páginas: canto superior direito.

Notas explicativas no rodapé devem estar em fonte Times New Roman 10 enumeradas em algarismos arábicos.

As citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) deverão estar completas nas referências bibliográficas ao final do texto.

Tabelas, gráficos e quadros (em formato editável, ou seja, elaboradas a partir do próprio Word) deverão ser enumerados e inseridos no espaço a eles destinado com suas respectivas fontes.

As figuras (em extensão jpeg – a partir de 300 dpi) devem estar incluídas no arquivo Word e devem ser enviadas separadamente (anexadas durante a submissão do artigo como documento suplementar).  Tabelas, gráficos, quadros e figuras podem ser enviados em formato colorido.

Fórmulas e equações matemáticas devem ser apresentadas na sequência normal do texto. No parágrafo as fórmulas e equações devem estar centralizadas e identificadas por algarismos arábicos consecutivos colocados entre parênteses na extrema direita da linha, conforme exemplo a seguir:

Var [ε1 | x1, x2] = Var [ε2 | x1, x2] = 1     (1)

As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Nomes próprios estrangeiros não deverão estar em itálico.

Os links para endereços eletrônicos deverão estar ativos. O arquivo para submissão deve estar em formato Word e em PDF SEM a identificação dos autores em nenhuma das versões.

Referências e citações:

As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, espaçamento simples com 6pt antes e 0pt depois entre os parágrafos. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c. As referências bibliográficas devem incluir apenas os trabalhos efetivamente utilizados para a elaboração do artigo.

Exemplos:

1) Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).

Ex.: DOSI, G.; PAVITT, K.; SOETE, L. The economics of technical change and international trade. Brighton: Wheatsheaf, 1990.

2) Capítulos de livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Edição. Local: editora, data, número das p. (páginas consultadas) ou v. (Série ou Coleção).

Ex.: EDQUIST, C. Systems of innovation approaches: their emergence and characteristics. In: EDQUIST, C. Systems of innovation: technologies, institutions and organizations. London and Washington: Pinter/Cassell Academic, 1997.

3) Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: Nome do evento (em itálico), número, ano, local de realização. Título da publicação (em itálico): subtítulo da publicação (sem itálico). Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

Ex.: POSSAS, M. L. Racionalidade e Regularidades: rumo a uma integração micro-macrodinâmica.

In: XVII Encontro Nacional de Economia, 1989, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza/CE: ANPEC, 1989, p. 62-82.

4) Partes de publicações periódicas

4.1) Artigos de periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em itálico), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação.

Ex.: METCALFE, J. S. Equilibrium and Evolutionary Foundations of Competition and Technology Policy: New Perspectives on the Division of Labour and the Innovation Process. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, v.2, n.1, p.111-146, 2009.

4.2) Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do jornal. Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.

Ex.: GADELHA, C.; MUDEL, T. Inovação brasileira, impacto global. Folha de S. Paulo, 12/11/2013.

5) Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título (itálico): subtítulo, ano, número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Ex.: RUFFONI, J. Proximidade geográfica e inovação tecnológica de firmas: uma análise para o segmento produtor de máquinas para calçados da Itália e do Brasil, 2010, 251 f. (Tese de Doutorado em Política Científica e Tecnológica) Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

6) Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, número de páginas, ano. ISSN.  Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia/mês/ano. DOI (quando for o caso).

Ex.: TIGRE, Paulo Bastos. Paradigmas Tecnológicos e Teorias Econômicas da Firma. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 187-223, ago. 2009. ISSN 2178-2822. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648911. Acesso em: 27 jul. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v4i1.8648911.

Para outros exemplos recomendamos consultar as normas da ABNT-NBR-6023/2002. Para os usuários de sistemas eletrônicos de indexação de referências (Mendeley, EndNote, Zotero ou outro), sugerimos o uso do estilo “ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas”.

1.2 Diretrizes para a submissão de artigos para seções Artigo, Memória e Artigos de Revisão

Ao submeter um artigo à RBI os autores devem se certificar de que o trabalho está alinhado às áreas temáticas e ao escopo da revista. É necessário também verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Para submeter artigos à RBI é necessário:

Certificar-se da originalidade e ineditismo do artigo, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico. Importante apontar que esta política editorial não considera que a publicação de artigos em eventos, “textos para discussão” (ou “working papers”)  tirem a originalidade do artigo submetido. A RBI está atenta às atualizações dos princípios da Ciência Aberta e, nesse sentido, prevê que artigos publicados em repositórios de preprint possam ser submetidos à revista, sem prejuízos à sua originalidade.

  • Os artigos devem ser submetidos SEM qualquer identificação de autoria. Para tanto, é necessário que os autores, no momento da submissão do artigo, preencham corretamente as informações de seu Perfil de Usuário e também as informações do Passo 3 (Dados da Submissão) de sua submissão no sistema (colocando nome completo, email, instituição/afiliação, país, resumo da biografia de todos os autores do artigo) e retirem do artigo trechos e informações que facilitem a identificação da autoria. Entre os itens que devem ser retirados estão agradecimentos, referências a projetos de pesquisa e autocitações.  Essas informações deverão ser disponibilizadas na Folha de Rosto que o autor deve enviar durante a submissão como documento suplementar, separado do artigo. Estas informações poderão ser incluídas no artigo posteriormente à sua aprovação, quando for o caso.
  • Folha de Rosto: na submissão do artigo os autores devem enviar, via sistema online, uma página separada do artigo contendo: 1) título no idioma original do artigo e título em inglês para artigos em português e em espanhol; 2) nome completo de cada autor, 3) afiliação de cada autor (com Universidade, Cidade, Estado (se houver), País), 4) endereço eletrônico de cada autor; 5) indicar qual dos autores é o autor correspondente; 6) ORCID de cada autor, 7)  contribuição de cada autor para o manuscrito: a RBI adota o sistema de especificação baseado no sistema CRediT (Contributor Roles Taxonomy), porém adaptado às práticas das revistas da área de “estudos da inovação”; esse sistema resume a contribuição dos autores em:  fundamentação teórico-conceitual e problematização; B. pesquisa de dados e análise estatística; C. elaboração de figuras e tabelas; D. elaboração e redação do texto; E.seleção das referências bibliográficas , 8) indicação sobre conflito de interesse (se não houver conflito, por favor, declare “não há conflito de interesse”), 9) fonte de financiamento do artigo (se não houver fonte financiamento, por favor, declare “não há fonte de financiamento”), 10) Agradecimentos (se houver).
  • Como forma de padronização de autoria, sugere-se a inclusão do ID do ORCID de cada autor no ato da submissão. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço:  https://orcid.org/register
  • Artigos submetidos em português ou espanhol devem inserir título, resumo (de no máximo 150 palavras) e palavras-chave (de três a cinco) na língua original do artigo e em inglês.
  • Os artigos deverão ser redigidos conforme as normas solicitadas pela editoria da revista.
  • Recomenda-se que os artigos submetidos à RBI contenham em torno de 8.000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, referências bibliográficas e demais componentes do texto.
  • O arquivo para submissão está em formato Word e em PDF SEM a identificação dos autores.

1.3 Diretrizes para a submissão de Resenhas

São aceitas resenhas de livros, publicados nos últimos três anos, relacionados ao tema “estudos da inovação” e que, portanto, estejam alinhados ao escopo editorial da revista. A submissão de resenhas deve ser realizada via SEER e sua aprovação é feita pela equipe editorial. É indicado que as resenhas contenham em torno de 1.000 palavras.

Espera-se que uma resenha de um livro apresente uma avaliação crítica do livro, e não apenas um resumo. Assim, a resenha deve apontar quais são os principais predicados do livro e as suas insuficiências mais importantes, de modo a estimular e orientar potenciais leitores. Para maiores informações sobre como escrever uma resenha, recomenda-se a leitura dos seguintes textos:

1) http://writingcenter.unc.edu/tips-and-tools/book-reviews/

2) http://guides.library.queensu.ca/bookreviews/writing

1.4 Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores precisam obrigatoriamente verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  • Certificar-se da originalidade e ineditismo do trabalho, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico;
  • O arquivo para submissão está em formato Word e em PDF SEM a identificação dos autores;
  • Enviar Folha de Rosto: na submissão do artigo os autores devem enviar, via sistema online, uma página separada do artigo contendo: 1) título no idioma original do artigo e título em inglês para artigos em português e em espanhol, 2) nome completo de cada autor, 3) afiliação de cada autor (com Universidade, Cidade, Estado (se houver), País), 4) endereço eletrônico de cada autor; 5) indicar qual dos autores é o autor correspondente; 6) ORCID de cada autor, 7) contribuição de cada autor para o manuscrito: a RBI adota o sistema de especificação baseado no sistema CRediT (Contributor Roles Taxonomy), porém adaptado às práticas das revistas da área de “estudos da inovação”; esse sistema resume a contribuição dos autores em:  fundamentação teórico-conceitual e problematização; B. pesquisa de dados e análise estatística; C. elaboração de figuras e tabelas; D. elaboração e redação do texto; E.seleção das referências bibliográficas, 8) indicação sobre conflito de interesse (se não houver conflito, por favor, declare “não há conflito de interesse”), 9) fonte de financiamento do artigo (se não houver fonte financiamento, por favor, declare “não há fonte de financiamento”), 10) Agradecimentos (se houver).
  • O trabalho está alinhado às áreas temáticas e ao escopo da revista;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores da RBI;
  • Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências bibliográficas ao final do texto.

1.5  Declaração de Direito Autoral

A Declaração de Direito Autoral da RBI está baseada nos critérios do DOAJ Seal. Neste sentido, ao submeter um artigo para a RBI o autor conserva consigo os direitos autorais irrestritos e todos os direitos de publicação, ainda que ao enviar seu artigo à revista, garanta que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Uma vez tendo seu artigo aprovado o autor segue portador dos direitos autorais irrestritos de seu artigo e, ao mesmo tempo, permite à Revista Brasileira de Inovação a publicação de seu artigo e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY, que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na RBI é de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.

1.6 Autoria

A Revista Brasileira de Inovação considera como autores aqueles que tenham participado ativamente da discussão de resultados do artigo e que tenham revisado e aprovado a sua versão final. Quanto à autoria, a RBI considera ainda as definições do ICMJE, cujos principais pontos são: contribuições substanciais na concepção ou desenho do trabalho, participação efetiva em coleta, análise e interpretação de dados, na redação do artigo ou em sua revisão crítica bem como na aprovação final da versão a ser publicada.

A RBI solicita aos autores seus respectivos nomes completos e por extenso bem como informações sobre afiliação de cada um deles. Solicita ainda informações sobre contribuição de cada autor para o manuscrito: a RBI adota o sistema de especificação baseado no sistema CRediT (Contributor Roles Taxonomy), porém adaptado às práticas das revistas da área de “estudos da inovação”; esse sistema resume a contribuição dos autores em:  A. fundamentação teórico-conceitual e problematização; B. pesquisa de dados e análise estatística; C. elaboração de figuras e tabelas; D. elaboração e redação do texto; E.seleção das referências bibliográficas  e sobre potenciais conflitos de interesse. Os autores devem informar estes e outros itens durante a submissão dos artigos, fazendo o envio das informações de acordo com as diretrizes da RBI, que respeitam a avaliação double-blind e as questões relativas à ética e boas práticas.

Após a submissão do artigo mudanças sobre a contribuição dos autores somente podem ser feitas através de documento entregue à RBI com assinatura de todos os autores do artigo.

1.7. Política de Privacidade

Como política de privacidade adotada pela RBI, os artigos são enviados aos pareceristas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), sem identificação de autoria, da mesma forma que ao autor não é revelada a identificação dos pareceristas (double blind review).

Todas as informações solicitadas para cadastro dos usuários são de uso exclusivo da RBI e para seus únicos fins.

1.8 Cadastro no ORCID

Como forma de padronização de autoria, a Editoria da RBI solicita a inclusão do ID do ORCID de todos os autores no ato da submissão.

O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.

Para utilizar o ORCID você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastro.

Submissão de manuscritos

Recomenda-se a leitura do item “Forma e preparação de manuscritos” em nosso site e, após preparar o artigo, a Folha de Rosto e demais materiais de acordo com as indicações da revista, as submissões devem ser enviadas à RBI através do sistema eletrônico acessível neste link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/login

Política de avaliação de manuscritos

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à RBI passam por três etapas de avaliação no decorrer do processo editorial: 1) Verificação de Formato – realizada pela secretaria executiva; 2) Avaliação de Admissão – realizada pela equipe editorial (editor, editor adjunto e editores associados) e; 3) Avaliação de Mérito – realizada pelos pareceristas anônimos. Na RBI o processo de submissão e avaliação de artigos é realizado através de sistema online.

A etapa de Verificação de Formato avalia se o manuscrito se enquadra no escopo da Seção para a qual foi enviado e sua adequação às normas da revista. Nesta etapa também se verifica se o artigo apresenta elementos que possam revelar a autoria, como a existência de nomes de autores no manuscrito, autocitações e agradecimentos. Sendo aprovado nesta primeira etapa, o manuscrito segue para a Avaliação de Admissão, realizada pela equipe editorial, a fim de verificar o enquadramento do artigo às linhas temáticas da RBI, sua relevância e contribuição científica para a área. Os artigos que deixam de cumprir qualquer um dos requisitos são recusados pela editoria. Neste caso, o autor é notificado em um prazo aproximado de 15 dias.

Uma vez acolhido no processo editorial, o artigo é encaminhado a pareceristas externos, de instituições diferentes da instituição do autor e com qualificação e experiência de pesquisa no tema do artigo. A avaliação é feita no sistema double blind review. A indicação de pareceristas é de responsabilidade da editoria e é feita com base, sobretudo, no conhecimento dos editores sobre as atividades de pesquisa nas várias instituições e sobre as relações entre pessoas e grupos de pesquisas no meio acadêmico. Desse modo, pretende-se evitar possíveis conflitos ou incompatibilidades que possam prejudicar a avaliação. Para auxiliar a escolha dos pareceristas, os editores contam com um banco de dados construído no portal da revista com informações obtidas por meio de consulta a bases de dados, brasileiras e internacionais, de currículos de pesquisadores da área (como o Sistema de Currículos Lattes, do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Destaca-se que os pareceristas que têm colaborado com a RBI representam as melhores capacitações nas várias áreas de abrangência da revista.

A partir da indicação de pareceristas, a equipe editorial procede a uma consulta prévia aos nomes indicados para saber da disponibilidade e interesse em emitir o parecer solicitado. Essa consulta é feita por meio do sistema eletrônico da RBI, que remete o título e o resumo do artigo, sem identificação de autor(es) ou instituição(ões). Caso um ou mais dos pareceristas consultados não aceite ou não tenha disponibilidade para emitir o parecer, os editores indicam outros nomes em substituição.

Declaração de Ética

Não se aplica.

Conflito de Interesses

A revista solicita para cada artigo a indicação de conflito de interesse. Assim, deve-se enviar a declaração sobre conflito de interesse na Folha de Rosto. Havendo potenciais conflitos de interesse estes devem ser declarados em texto curto e claro. Em caso de não haver conflito de interesse isto também deve ser indicado com a frase “Não há conflitos de interesse”.


Plágio e Má conduta Editorial

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas

A RBI dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, o que inclui o plágio e a fraude de dados em qualquer instância, são repelidos na RBI. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. A revista tem por base as boas práticas em todas as etapas editoriais e em relação à publicação segue as recomendações de Boas Práticas e Orientação do COPE (Comitee on Publication Ethics), bem como tem como referência o código de ética do Code of Ethics American Educational Research Association,  o manual de boas práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Council of Science Editors. Para promoção da integridade das pesquisas, o fortalecimento e a transparência no processo, todo o material pulicado na RBI está de acordo com o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica.

A Editoria da RBI preza pela ética e pela boa conduta em todas as suas práticas, o que inclui editores, pareceristas e autores, que são estimulados a conhecer as orientações da COPE e da FAPESP.

A editoria da RBI se utiliza de ferramentas eletrônicas para a detecção de plágio (e autoplágio), tendo como base a plataforma TurnitIn, e rejeita automaticamente os manuscritos que apresentam esse tipo de conduta. A RBI, seguindo as definições formuladas pela FAPESP, entende por plágio a utilização de ideias ou formulações verbais, orais ou escritas de outrem sem dar-lhe por elas, expressa e claramente, o devido crédito, de modo a gerar razoavelmente a percepção de que sejam ideias ou formulações de autoria própria.

Havendo casos de suspeita de plágio, estes serão investigados com rigor acadêmico e ético buscando fazer com que as dúvidas sejam eliminadas. Após apuração, se necessário, esclarecimentos, correções e retratações serão publicados pela revista.

O editor-chefe tem autoridade para deliberar livremente a aprovação ou a rejeição de artigos. Os artigos submetidos são considerados confidenciais em todas as etapas do processo de avaliação. A avaliação dos artigos é guiada exclusivamente pelo mérito científico.

A RBI aceita a submissão de artigos apresentados em eventos desde que o artigo seja submetido seguindo as normas da RBI e de que seja registrado em documento adicional, separado do artigo, o evento, o local e o ano em que se deu a apresentação do trabalho. Aceitam-se também artigos oriundos de teses e dissertações, desde que seja do mesmo autor da submissão e que o artigo apresentado siga as diretrizes para autores da RBI.

A revista solicita para cada artigo a designação de contribuição dos autores. Esta deve ser apresentada na Folha de Rosto e nela recomenda-se especificar os seguintes papéis de autoria ou contribuição para cada artigo:  A. fundamentação teórico-conceitual e problematização; B. pesquisa de dados e análise estatística; C. elaboração de figuras e tabelas; D. elaboração e redação do texto; E.seleção das referências bibliográficas.

A revista solicita para cada artigo a indicação de conflito de interesse. Assim, deve-se enviar a declaração sobre conflito de interesse na Folha de Rosto. Havendo potenciais conflitos de interesse estes devem ser declarados em texto curto e claro. Em caso de não haver conflito de interesse isto também deve ser indicado com a frase “Não há conflitos de interesse”.

Havendo questões de cunho ético, relativas aos artigos, estas serão investigadas tendo por base as diretrizes do COPE e da FAPESP.

De acordo com a FAPESP, como mencionado, entende-se por plágio a utilização de ideias ou formulações verbais, orais ou escritas de outrem sem dar-lhe por elas, expressa e claramente, o devido crédito, de modo a gerar razoavelmente a percepção de que sejam ideias ou formulações de autoria própria.

  • Autores: ao prepararem suas submissões, devem estar atentos para 1) considerar como autor somente aqueles que participaram ativamente da discussão dos resultados e também da revisão e da aprovação da versão final do artigo, 2) referenciar e citar corretamente todos os dados e interpretações de outras publicações das quais fez uso no artigo, 3) reportar qualquer conflito de interesse existente, 4) informar as contribuições de cada autor para o trabalho; 5) informar as fontes de financiamento do trabalho (se houver), 6) havendo necessidade, realizar retratações e correções de erros.
  • Revisores: recebendo o convite para avaliação, devem estar comprometidos a 1) caso existam conflitos de interesse, recusar o convite, 2) realizar eles mesmos a avaliação, 3) realizar o aceite de convite para avaliação quando tiver disponibilidade para fazê-lo e para cumprir o prazo estipulado; 4) manter sigilo absoluto sobre os textos revisados.
  • Editores: devem estar atentos a 1) garantir a avaliação por pares tendo em vista a isenção e a imparcialidade, 2) garantir a revisão cega por pares (double-blind) entre revisores e autores, 3) avaliar e investigar os casos em que se observa má conduta e falta de atitude ética, 4) não permitir que interesses financeiros possam comprometer a ética na publicação, 5) zelar para que não ocorra plágio ou resultados fraudulentos na publicação.

Ainda em relação aos princípios da Ciência Aberta, a RBI está alinhada com as boas práticas de dados abertos. Nesse sentido, a revista se reserva a possibilidade de consultar os autores sobre os dados utilizados para a realização das pesquisas que estão sendo divulgadas nos artigos publicados.

Além disso, a RBI estimula os autores a disponibilizarem os dados utilizados em repositórios de dados de pesquisa.

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

A Revista Brasileira de Inovação, em convergência com as publicações credenciadas no Portal de Periódicos da Unicamp, adere aos mais altos padrões no que diz respeito à integridade acadêmica e, em particular à prevenção do plágio, incluindo o autoplágio. Nesse contexto, a Revista Brasileira de Inovação adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base a plataforma Turnitin implantada na Unicamp desde novembro de 2016.

Preparando o manuscrito - Política de avaliação de Manuscritos

Recomendamos consultar a seção “Política de avaliação de manuscritos”, disponível neste mesmo site, onde o processo de avaliação de manuscritos utilizado pela RBI está detalhadamente descrito.

Check list de Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores precisam obrigatoriamente verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  • Certificar-se da originalidade e ineditismo do trabalho, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico;
  • O arquivo para submissão está em formato Word e em PDF SEM a identificação dos autores;
  • Enviar Folha de Rosto: na submissão do artigo os autores devem enviar, via sistema online, uma página separada do artigo contendo: 1) título no idioma original do artigo e título em inglês para artigos em português e em espanhol, 2) nome completo de cada autor, 3) afiliação de cada autor (com Universidade, Cidade, Estado (se houver), País), 4) endereço eletrônico de cada autor; 5) indicar qual dos autores é o autor correspondente; 6) ORCID de cada autor, 7) contribuição de cada autor para o manuscrito: a RBI adota o sistema de especificação baseado no sistema CRediT (Contributor Roles Taxonomy), porém adaptado às práticas das revistas da área de “estudos da inovação”; esse sistema resume a contribuição dos autores em:  fundamentação teórico-conceitual e problematização; B. pesquisa de dados e análise estatística; C. elaboração de figuras e tabelas; D. elaboração e redação do texto; E.seleção das referências bibliográficas,, 8) indicação sobre conflito de interesse (se não houver conflito, por favor, declare “não há conflito de interesse”), 9) fonte de financiamento do artigo (se não houver fonte financiamento, por favor, declare “não há fonte de financiamento”), 10) Agradecimentos (se houver).
  • O trabalho está alinhado às áreas temáticas e ao escopo da revista;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores da RBI;
  • Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências bibliográficas ao final do texto.

Após preparadas, as submissões devem ser enviadas à RBI através do sistema eletrônico acessível neste link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/login

Artigos

Esta seção publica Artigos Originais e inéditos que contribuam para o avanço do conhecimento teórico e/ou empírico das respectivas áreas de interesse da revista. Para submeter um artigo à RBI, devem ser observadas as Diretrizes para Autores e as Condições para Submissão. Artigos originais devem submetidos via SEER, o sistema de submissão da RBI, na seção "Artigos". A editoria da revista recomenda que os artigos submetidos contenham em torno de 8.000 palavras.

Resenha

A seção Resenha se dedica à publicação de resenhas (análise crítica) de livros, publicados nos últimos três anos, relacionados ao tema “estudos da inovação” e que estejam alinhados ao escopo editorial da revista. A submissão de resenhas deve ser realizada via SEER, o sistema de submissão da RBI, na seção "Resenha" e sua aprovação é feita pelos editores da revista. Para submeter uma resenha à RBI, devem ser observadas as Diretrizes para Autores e as Condições para Submissão. A editoria recomenda que as resenhas contenham em torno de 1.000 palavras.

Artigo de Revisão

A característica do artigo de revisão é a de constituir uma discussão ampla e de natureza crítica, com contribuições do autor ao debate, sobre um tema específico relacionado às áreas de interesse da RBI. Deve ser submetido da mesma forma que um artigo comum, via SEER - o sistema de submissão da RBI -, o sistema de submissão da RBI, na seção "Artigos de Revisão" e seguir as mesmas normas dos artigos. Para submeter um artigo de revisão à RBI, devem ser observadas as Diretrizes para Autores e as Condições para Submissão. A editoria da revista recomenda que os artigos de revisão contenham em torno de 8.000 palavras.

Política de Privacidade

Como política de privacidade adotada pela RBI, os artigos são enviados aos pareceristas por meio do Open Journal System (OJS), sem identificação de autoria, da mesma forma que ao autor não é revelada a identificação dos pareceristas (double blind review).

Todas as informações solicitadas para cadastro dos usuários são de uso exclusivo da RBI e para seus únicos fins.

Propriedade intelectual  

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.  

A revista online tem acesso aberto e gratuito.
 
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil 

(c) Rev. Bras. Inov. / Braz. J. Innov.,  Campinas (SP) – e-ISSN  2178-2822