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Análise do Desenvolvimento da Tecnologia de FCC sob a Ótica das Teorias de Aprendizagem Organizacional e Dinâmica da Inovação
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Palavras-chave

Aprendizagem organizacional. Modelos de dinâmica da inovação. Gestão de P&D. Trajetória tecnológica. Craqueamento catalítico fluido (FCC).

Como Citar

LEITE, Luiz Fernando; SEIDL, Peter; ANTUNES, Adelaide M. de Souza. Análise do Desenvolvimento da Tecnologia de FCC sob a Ótica das Teorias de Aprendizagem Organizacional e Dinâmica da Inovação. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 25–62, 2009. DOI: 10.20396/rbi.v7i1.8648957. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648957. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

É apresentado o histórico do desenvolvimento da tecnologia de Craqueamento Catalítico Fluido pela Petrobras, cuja trajetória de construção de conhecimento compreendeu quatro fases: aprendizado, aquisição, consolidação e domínio. As primeiras etapas da trajetória tecnológica, que compreendem as fases de aprendizado e aquisição, são analisadas segundo Modelos de Aprendizagem Organizacional consagrados, tais como os de Nevis, DiBella e Gould; Huber; e Senge, sendo verificado para qual desses modelos há uma aderência maior da trajetória de aprendizado da Petrobras. As etapas finais do processo, fase de consolidação e domínio, são analisadas sob a ótica dos Modelos de Dinâmica da Inovação. É feito um levantamento dos distintos modelos descritos na literatura: modelos lineares – ofertista e linear reverso; modelos complexos – terceira, quarta e quinta geração do processo de inovação, Kline e Rosenberg; Utterback; Kim; e Nonaka e Takeuchi. É analisada também a trajetória de evolução tecnológica de países em desenvolvimento, da operação à inovação, e verificado a qual modelo a trajetória de inovação tecnológica da Petrobras mostrou melhor adequação. São realçadas também algumas estratégias que contribuíram para o sucesso do desenvolvimento dessa tecnologia.
https://doi.org/10.20396/rbi.v7i1.8648957
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