Nota dos Editores

Autores

  • Wilson Suzigan Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbi.v8i1.8648973

Palavras-chave:

Notas dos editores - Apresentação

Resumo

Com enorme pesar, registramos o falecimento em fevereiro passado do nosso editor associado, professor Tamás József Márton Károli Szmrecsányi. Ao longo de toda a existência da RBI, Tamás foi o mais ativo de todos os editores associados. Sempre disposto a colaborar, não só atendia prontamente os pedidos dos editores como espontaneamente encaminhava sugestões, especialmente para a seção Ideias Fundadoras. Em duas oportunidades colaborou diretamente nessa seção, indicando textos e elaborando sua apresentação aos leitores da revista. Na primeira indicou, em 2002, um texto menos conhecido de Joseph Schumpeter sobre teoria econômica e história empresarial, publicado em 1949, um ano antes da morte do autor. Na apresentação Tamás ressalta que nesse texto, “além de resumir e sistematizar suas contribuições anteriores sobre a função empresarial e o processo inovativo”, Schumpeter “abre-se para algumas novas perspectivas, raramente levadas em conta pelos divulgadores e seguidores de seu pensamento”, entre as quais “a inclusão do Estado no rol dos agentes da inovação tecnológica” (RBI, v.1, n.2, jul.-dez., 2002). Num estilo conciso, claro e objetivo, aliado a um tom irônico e provocativo, como era sua marca, Tamás nos legou nessa apresentação duas das melhores páginas publicadas na RBI. Na segunda colaboração (RBI, v.5, n.2, jul.-dez., 2006), ao apresentar um texto de Nathan Rosenberg, Tamás disseca a obra do autor e descreve sua trajetória nos campos de história econômica, história de empresas, história do pensamento econômico e história da ciência e da tecnologia. São páginas notáveis de erudição, capacidade de síntese e de percepção dos pontos de vista do autor. Sentiremos muito sua falta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Suzigan, Universidade Estadual de Campinas

Economista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado pela Escola de Pós-Graduação em Economia-FGV/Rio e doutorado pela Universidade de Londres. Foi professor do Instituto de Economia/Unicamp e do Departamento de Economia da PUC-Rio. Atuou como economista no Instituto Brasileiro de Economia/FGV-Rio e técnico em planejamento e pesquisa no IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atualmente é Professor Colaborador do Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências/Unicamp, editor da Revista Brasileira de Inovação e editor associado da Revista de Economia Política.

Downloads

Publicado

2009-10-30

Como Citar

SUZIGAN, W. Nota dos Editores. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 7–8, 2009. DOI: 10.20396/rbi.v8i1.8648973. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648973. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

Nota dos Editores