Nota dos Editores

Autores

  • Wilson Suzigan Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbi.v8i2.8648981

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

A seção Ideias Fundadoras deste número da RBI reedita o artigo “Absorptive capacity: A New Perspective on Learning and Innovation”, de Wesley M. Cohen e Daniel A. Levinthal, publicado pela Administrative Science Quarterly em 1990. Trata-se de artigo seminal na área de Economia da Inovação, cuja relevância pode ser aquilatada pelo fato de ter recebido, até dezembro de 2009, quase dez mil citações na literatura especializada, segundo o Google Scholar. Sua importância deriva do fato de ter introduzido um novo conceito – o da capacidade das empresas para absorver novos conhecimentos, essencial para entender o processo de geração de inovação. Como destaca Janaina Ruffoni Trez em sua excelente apresentação do artigo, essa capacidade de absorção depende de um processo contínuo de aprendizado, tanto no plano da habilidade individual dos funcionários como no nível da empresa, em sua organização e em atividades próprias de P&D e manufatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Suzigan, Universidade Estadual de Campinas

Economista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado pela Escola de Pós-Graduação em Economia-FGV/Rio e doutorado pela Universidade de Londres. Foi professor do Instituto de Economia/Unicamp e do Departamento de Economia da PUC-Rio. Atuou como economista no Instituto Brasileiro de Economia/FGV-Rio e técnico em planejamento e pesquisa no IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atualmente é Professor Colaborador do Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências/Unicamp, editor da Revista Brasileira de Inovação e editor associado da Revista de Economia Política.

Downloads

Publicado

2010-03-22

Como Citar

SUZIGAN, W. Nota dos Editores. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 271–272, 2010. DOI: 10.20396/rbi.v8i2.8648981. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648981. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Nota dos Editores