Diferenças de comportamento inovador entre empresas nacionais e estrangeiras no Brasil

Autores

  • Ana Urraca-Ruiz Universidade Federal Fluminense
  • Renata Bhawan de Amorim Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbi.v9i1.8648993

Palavras-chave:

Inovação. Capital estrangeiro. Brasil. Indústria. Empresas multinacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo comparar o comportamento inovador de empresas multinacionais (EMN) e nacionais (ENA) no Brasil por setor de atividade industrial. As variáveis de comparação são as que a literatura tradicionalmente recomenda (intensidade de mudança tecnológica, insumos, produtos, aprendizado e trajetória tecnológica) e que se encontram na Pintec 2003 do IBGE. A comparação é realizada mediante o cálculo de índices de semelhança e coeficientes de correlação entre as propensões a realizar as atividades definidas entre ambos os grupos de empresas e por setor, assim como por meio de indicadores de autonomia e dependência tecnológica. Os principais resultados mostram que: i) as EMN são mais propensas a inovar, mas não são altamente inovadoras; ii) as diferenças de comportamento entre ambos os grupos estudados são muito reduzidas em termos agregados, na maior parte dos setores e para todas as variáveis examinadas, o que significa que a atividade inovadora de cada empresa é fortemente determinada por imperativos tecnológicos setoriais; iii) os setores que apresentam maiores diferenças de comportamento são praticamente os mesmos para a maior parte das variáveis objeto de comparação (confecção, metalurgia, indústrias diversas, refino de petróleo, veículos e instrumentos e equipamentos de comunicações), o que revela que os aspectos relativos à estrutura e organização da firma podem ser mais relevantes que os imperativos tecnológicos setoriais.

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Biografia do Autor

Ana Urraca-Ruiz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências Econômicas pela Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha, 1998); Visiting Student na Science Policy Research Unit (SPRU) da Universty of Sussex (Inglaterra, 1994-1995); Pós-Doutorado na Universitá degli Studi di Siena (Itália, 2010). Atualmente é Professora Associada III no Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense participando dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. 

Renata Bhawan de Amorim, Universidade Federal Fluminense

Petrobras

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Publicado

2010-07-05

Como Citar

URRACA-RUIZ, A.; AMORIM, R. B. de. Diferenças de comportamento inovador entre empresas nacionais e estrangeiras no Brasil. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 29–68, 2010. DOI: 10.20396/rbi.v9i1.8648993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648993. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos