Franco Malerba e Nicholas S. Vonortas - Innovation networks in industries

Autores

  • Eduardo Muniz Pereira Urias Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbi.v9i1.8648998

Palavras-chave:

Resenha

Resumo

A coletânea de artigos editada por Franco Malerba e Nicholas Vonortas direciona olhar analítico para as redes de inovação formadas setorialmente, algo que caracterizam como inovador do ponto de vista de estudo de redes. Dessa forma, no capítulo introdutório, pelo qual são responsáveis, ressaltam que tais redes estão localizadas em sistemas setoriais de inovação que diferem entre si em termos de conhecimento, atores e instituições, que, por sua vez, afetam a extensão, estrutura e dinâmica das redes. O arcabouço analítico-conceitual está explicitamente alicerçado sobre os preceitos da teoria econômica evolucionária neo-schumpeteriana e suas conexões com as análises de sistemas de inovação e de instituições. Por sinal, a abordagem institucionalista enriquece a obra, sobretudo ao reconhecer e ressaltar as complexidades e os desafios envolvidos na análise das redes em si, por um lado, e nas questões que dizem respeito à formulação de políticas públicas, por outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Muniz Pereira Urias, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2010-07-05

Como Citar

URIAS, E. M. P. Franco Malerba e Nicholas S. Vonortas - Innovation networks in industries. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 197–208, 2010. DOI: 10.20396/rbi.v9i1.8648998. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648998. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Resenha