Nota dos Editores

  • Wilson Suzigan Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Editorial

Resumo

A seção Ideias Fundadoras deste número da RBI presta homenagem à memória do Professor Christopher Freeman (1921-2010), fundador e primeiro diretor do SPRU – Science Policy Research Unity, da Universidade de Sussex, Inglaterra, e autor de contribuições seminais na área de ciência, tecnologia e inovação. O artigo reeditado neste número da revista, “The determinants of innovation. Market demand, technology, and the response to social problems”, é um dos precursores das ideias de Freeman sobre a noção de sistema nacional de inovação. Na apresentação do artigo, Léa Velho destaca o papel de Freeman como professor, pesquisador, intelectual e empreendedor, ressaltando a clareza de sua visão quanto à natureza complexa e variada da interação entre ciência, tecnologia e economia. Nas palavras de Léa, já nesse artigo Freeman considerava que “novas tecnologias não são invenções isoladas – elas envolvem um conjunto de inovações tecnológicas e organizacionais”, referindo-se a “todos os elementos – empresas, universidades e outros atores, juntamente com conhecimento (expertise) acumulado e contexto político – que produzem mudança técnica em cada economia nacional”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Suzigan, Universidade Estadual de Campinas
Economista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado pela Escola de Pós-Graduação em Economia-FGV/Rio e doutorado pela Universidade de Londres. Foi professor do Instituto de Economia/Unicamp e do Departamento de Economia da PUC-Rio. Atuou como economista no Instituto Brasileiro de Economia/FGV-Rio e técnico em planejamento e pesquisa no IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atualmente é Professor Colaborador do Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências/Unicamp, editor da Revista Brasileira de Inovação e editor associado da Revista de Economia Política.
Publicado
2010-12-22
Como Citar
Suzigan, W. (2010). Nota dos Editores. Revista Brasileira De Inovação, 9(2), 213-214. https://doi.org/10.20396/rbi.v9i2.8648999
Seção
Nota dos Editores