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Alinhamento das atividades de pesquisa científica e tecnológica realizadas pelas IES federais de Minas Gerais e as diretrizes da – PITCE
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Palavras-chave

Universidade. Produção de conhecimento. Áreas estratégicas.

Como Citar

CHIARINI, Tulio; VIEIRA, Karina Pereira. Alinhamento das atividades de pesquisa científica e tecnológica realizadas pelas IES federais de Minas Gerais e as diretrizes da – PITCE. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 301–342, 2011. DOI: 10.20396/rbi.v10i2.8649018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649018. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Discute-se, nesse trabalho, o possível alinhamento entre atividades de pesquisa científica e tecnológica realizadas por instituições de ensino superior – IES e as diretrizes das políticas públicas de ciência e tecnologia do país. Como forma de delimitar o campo de análise, sem comprometer o escopo do trabalho, optou-se pela avaliação das áreas de pesquisa das IES federais mineiras e sua convergência com a Política Industrial e de Comércio Exterior – PITCE. Mais do que isso, defende-se como essencial a função das IES enquanto geradoras de conhecimento dentro de um Sistema de Inovação, bem como um estreitamento das relações universidade-Estado-empresa como propõe a “hélice tríplice”.
https://doi.org/10.20396/rbi.v10i2.8649018
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