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Fronteiras da avaliação: Estados Unidos
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Palavras-chave

Avaliação. Métrica. Modelos de lógica. Prestação de contas (accountability).

Como Citar

COZZENS, Susan E. Fronteiras da avaliação: Estados Unidos. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 11, p. 47–66, 2012. DOI: 10.20396/rbi.v11i0.8649036. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649036. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

Para um cidadão dos Estados Unidos, é um prazer falar sobre o tema das “fronteiras da avaliação”. Fronteiras constituem uma parte importante da autoimagem dos americanos. Sempre tivemos o anseio de marchar para o oeste e de conquistar territórios novos que trarão liberdade e prosperidade. Este trabalho traça a fronteira móvel da avaliação da pesquisa nos Estados Unidos, começando com um pouco de história, chegando até o presente e vislumbrando o futuro. Inicialmente discute-se a transição de avaliações de programas para sistemas de prestação de contas e transparência (accountability), para em seguida enfocar o esforço atual de estabelecimento de uma Política de Ciência da Ciência que irá deitar as bases para as futuras técnicas de avaliação no campo da pesquisa. Ilustra-se a prática atual com vários exemplos: sistemas complexos de classificação, modelos de lógica, estimativas econômicas e mapeamento. Em seguida, é descrito um novo conjunto de dados que ainda está sendo desenvolvido. Nas conclusões, são apresentadas algumas observações sobre a história e o futuro da avaliação da pesquisa nos Estados Unidos.
https://doi.org/10.20396/rbi.v11i0.8649036
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