Avaliação de impactos da Lei de Informática: uma análise da política industrial e de incentivo à inovação no setor de TICs brasileiro

Autores

  • Sérgio Salles Filho Universidade Estadual de Campinas
  • Giancarlo Stefanuto Universidade Estadual de Campinas
  • Carolina Mattos Universidade Estadual de Campinas
  • Camila Zeitoum Universidade Estadual de Campinas
  • Fabio Campos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbi.v11i0.8649041

Palavras-chave:

Tecnologias da informação e comunicação. Incentivo fiscal. Pesquisa e desenvolvimento. Avaliação de impactos. Lei de informática.

Resumo

Este trabalho objetivou identificar em que medida a Lei de Informática (LI) levou ao aumento da densidade produtiva e tecnológica da indústria de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no Brasil e à ampliação de sua participação no mercado internacional. Foram aplicados questionários eletrônicos em empresas usuárias da LI e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Concluiu-se que a LI estimulou a expansão do mercado de TICs no Brasil por meio da produção local, mas com limitada adição de valor. As empresas ampliaram sua capacidade de inovação, porém não houve aumento significativo da participação do Brasil nas exportações de bens eletrônicos. Para ampliar os impactos da LI, propõe-se: aproveitamento dos setores de alta competitividade do país; foco no mercado global e exportações; identificação e estímulo do núcleo estratégico das empresas beneficiárias; e implantação de um sistema de avaliação continuada, composto por um sistema de indicadores para medição da densidade produtiva e tecnológica da indústria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Salles Filho, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), Grupo de Estudo sobre Organização da Pesquisa e da Inovação Geopi/DPCT/Unicamp), Brasil.

Giancarlo Stefanuto, Universidade Estadual de Campinas

Grupo de Estudo sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi/DPCT/Unicamp), Brasil.

Carolina Mattos, Universidade Estadual de Campinas

Grupo de Estudo sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi/DPCT/Unicamp), Brasil.

Camila Zeitoum, Universidade Estadual de Campinas

Grupo de Estudo sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi/DPCT/Unicamp), Brasil.

Fabio Campos, Universidade Estadual de Campinas

Grupo de Estudo sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi/DPCT/Unicamp), Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Tecnologia da Informação – Legislação brasileira. Brasília: MCT, 2009.

CGEE. Avaliação de impactos da Lei de Informática no Brasil – 1998 a 2008. Brasil.2011. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/geopi/publicacoes.php?sub=outros.

IBGE. Pesquisa Industrial Anual – PIA 2007 – Empresas. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

IBGE. Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica – Pintec 2008. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

IBGE. Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica – Pintec 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.

IBGE. Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica – Pintec 2003. Rio de Janeiro: IBGE, 2005.

IBGE. Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica – Pintec 2005. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.

OCDE. Towards a knowledge-based economy. Paris: OECD Science, Technology and Industry Scoreboard, Organisation for Economic Co-operation and Development –: OECD, 2001.

OCDE. Working party on indicators for the information society – Guide to measure the information society. Paris: OECD, 2005.

OCDE. Information technology outlook: information and communications technologies. Paris: Directorate for Science Technology and Industry, OECD, 2006.

OECD. Information technology outlook. Paris: Directorate for Science Technology and Industry, OECD, 2008.

SALLES-FILHO, S.; BONACELLI, M. B.; CARNEIRO, A. M.; DE CASTRO, P. D.; SANTOS, F. O. Evaluation of ST&I programs: a methodological approach to the Brazilian Small Business Program and some comparisons with the SBIR program. Research Evaluation, v. 20, p. 157-169, 2011.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Como Citar

SALLES FILHO, S.; STEFANUTO, G.; MATTOS, C.; ZEITOUM, C.; CAMPOS, F. Avaliação de impactos da Lei de Informática: uma análise da política industrial e de incentivo à inovação no setor de TICs brasileiro. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 11, p. 191–218, 2012. DOI: 10.20396/rbi.v11i0.8649041. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649041. Acesso em: 28 out. 2021.