A influência das percepções de benefícios, resultados e dificuldades dos grupos de pesquisa sobre as interações com empresas

Autores

  • Veneziano de Castro Araujo Universidade de São Paulo
  • Suelene Mascarini Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Emerson Gomes dos Santos Universidade de São Paulo
  • Ariana Ribeiro Costa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbi.v14i1.8649090

Palavras-chave:

Interação universidade-empresa. Conhecimento e inovação. Economia da tecnologia.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar como as percepções dos grupos de pesquisa acadêmica sobre resultados, benefícios e dificuldades esperados das interações influenciam o número de interações que eles realizam com empresas, com base em um survey sobre as relações universidade-empresa no Brasil. Para tanto, por meio da Teoria de Resposta ao Item não Paramétrico (TRIN), foram criados agrupamentos não ad hoc a partir de padrões de resposta de pesquisadores para as percepções analisadas. A partir dos agrupamentos, foi estimado um modelo para identificar como essas percepções influenciam o número de interações dos grupos. Os resultados apontam que os grupos de pesquisa que percebem benefícios intangíveis e resultados de conhecimentos como mais importantes tendem a apresentar maior número de interações com empresas. Além disso, as dificuldades transacionais implicam menos interações com empresas. Por fim, são tecidos alguns desdobramentos para políticas públicas. 

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Biografia do Autor

Veneziano de Castro Araujo, Universidade de São Paulo

Doutorando em Engenharia de Produção. Mestre em Engenharia de Produção.

Suelene Mascarini, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Doutoranda em Engenharia de Produção. Mestre em Política Científica e Tecnológica, UNICAMP.

Emerson Gomes dos Santos, Universidade de São Paulo

Professor de Estatística e Métodos Quantitativos na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutorando em Engenharia de Produção, Mestre em Engenharia de Produção (2013) e Bacharel em Estatística (2006) todos pela Universidade de São Paulo. 

Ariana Ribeiro Costa, Universidade de São Paulo

Mestranda em Engenharia de Produção. Graduada em Ciência Econômicas na UNESP.

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Publicado

2015-02-23

Como Citar

ARAUJO, V. de C.; MASCARINI, S.; SANTOS, E. G. dos; COSTA, A. R. A influência das percepções de benefícios, resultados e dificuldades dos grupos de pesquisa sobre as interações com empresas. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 77–104, 2015. DOI: 10.20396/rbi.v14i1.8649090. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649090. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos