Mariana Mazzucato - The Entrepreneurial State: debunking public vs. private sector miths

Autores

  • Janaina Oliveira Pamplona da Costa Universidade Estadual de Campinas
  • Sandro Mendonça Instituto Universitário de Lisboa
  • André Sica de Campos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbi.v14i0.8649106

Palavras-chave:

Resenha

Resumo

Na contemporaniedade o consenso dominante ainda é de um Estado visto como o parente pobre da “modernidade econômica”. Nessa perspectiva, o Estado deve sair da frente (desregulamentar), diminuir (privatizar-se) e deixar seguir (liberalizar). Esse é o consenso que ainda prevalece no Banco Central Europeu, chefiado pelo ex-banqueiro que cuida dos mercados financeiros, e no Reino Unido no governo liderado pelo ex-publicitário David Cameron do Partido Conservador, por meio de políticas de austeridade em relação ao gasto público. Estas, portanto, são as prescrições de política para a recuperação do crescimento econômico pós-crise de 2008: mais finança privada, menos Estado social. O livro The entrepreneurial State: debunking public vs. private sector myths, da professora Mariana Mazzucato, do SPRU – University of Sussex, contrapõe-se a esta visão e argumenta que o Estado tem papel estratégico na economia, devendo assumir o comando sobre atividades não realizadas por outros agentes econômicos (ampliando a intervenção anticíclica keynesiana), tarefa que requer uma capacidade visionária por parte do Estado, associada a uma intencionalidade de implementação de estratégias, bem como de habilidades burocrático-administrativas (no sentido weberiano) e de conhecimento específico sobre tecnologias e setores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Oliveira Pamplona da Costa, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisadora de Pós-Doutorado em Política Científica e Tecnológica no DPCT, Unicamp. Possui bacharelado em Economia e Mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. É doutora em Science and Technology Policy Studies pelo SPRU, University of Sussex, Reino Unido.

Sandro Mendonça, Instituto Universitário de Lisboa

Sandro Mendonça é professor auxiliar, licenciado em economia pelo ISEG-UTL e Doutorado pelo SPRU, University of Sussex com uma tese em história económica. O seu trabalho tem incidido sobre economia da inovação, política industrial e prospectiva estratégica.  

André Sica de Campos, Universidade Estadual de Campinas

Professor de Administração Pública da FCA/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Docente do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da Unicamp. Possui bacharelado em Economia e Mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. É doutor em Science and Technology Policy Studies pelo SPRU, University of Sussex, Reino Unido.

Downloads

Publicado

2014-11-27

Como Citar

COSTA, J. O. P. da; MENDONÇA, S.; CAMPOS, A. S. de. Mariana Mazzucato - The Entrepreneurial State: debunking public vs. private sector miths. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 14, p. 203–207, 2014. DOI: 10.20396/rbi.v14i0.8649106. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649106. Acesso em: 7 dez. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)