Editorial

Palavras-chave: Editorial

Resumo

Este fascículo, que completa o décimo-quinto volume da Revista Brasileira de Inovação, traz na seção de artigos um conjunto de seis trabalhos que abordam uma gama bastante variada de temas. O primeiro utiliza a noção de sistema nacional de inovação com o intuito de analisar o papel desempenhado pelas empresas multinacionais no incremento das capacidades inovativas dos países em desenvolvimento, receptores dos investimentos diretos dessas empresas. O artigo confere especial atenção à capacidade de absorção sistêmica dos países hospedeiros e ressalta a influência da política de inovação. O texto seguinte aborda a forma como se dá o financiamento da interação universidade-empresa no Brasil. Usando a base de dados dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, o estudo indica os tipos de remuneração mais frequentes, bem como o fato de que esses tipos de remuneração são influenciados por algumas características dos grupos de pesquisa tais, como sua excelência científica, a área de conhecimento envolvida, o modo de interação e o setor de atuação da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Suzigan, Universidade Estadual de Campinas
Economista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado pela Escola de Pós-Graduação em Economia-FGV/Rio e doutorado pela Universidade de Londres. Foi professor do Instituto de Economia/Unicamp e do Departamento de Economia da PUC-Rio. Atuou como economista no Instituto Brasileiro de Economia/FGV-Rio e técnico em planejamento e pesquisa no IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atualmente é Professor Colaborador do Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências/Unicamp, editor da Revista Brasileira de Inovação e editor associado da Revista de Economia Política.
Renato Garcia, Universidade Estadual de Campinas
Economista, graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), Mestre (1996) e Doutor (2001) em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, em regime de dedicação exclusiva (MS3.2; RDIDP). É editor-adjunto da Revista Brasileira de Inovação e coordena um projeto de pesquisa, com apoio da Fapesp, sobre o tema "Geografia da Inovação".
Publicado
2016-08-28
Como Citar
Suzigan, W., & Garcia, R. (2016). Editorial. Revista Brasileira De Inovação, 15(2), 191-192. https://doi.org/10.20396/rbi.v15i2.8649127
Seção
Editorial