A interação universidade-empresa na indústria de petróleo brasileira: o caso da Petrobras

Giovanna Guimarães Gielfi, André Tosi Furtado, André Sica de Campos, Robert Tijssen

Resumo


Este artigo analisa a colaboração em pesquisa entre a empresa estatal petrolífera brasileira, Petrobras, e universidades no período de 1980 a 2014. Apesar da importância da interação universidade-empresa na indústria de petróleo brasileira, há poucos estudos temporalmente abrangentes sobre o tema. Este trabalho ajuda a preencher uma lacuna na literatura, provendo dados comparativos de longo prazo sobre a colaboração em pesquisa entre a Petrobras e universidades. Baseando-se nas publicações da Petrobras em coautoria com universidades, são analisadas as mudanças na intensidade e orientação geográfica da colaboração, no nível de relação interorganizacional e na base de conhecimentos da empresa. Além disso, o trabalho também aborda os efeitos da recente política de financiamento à pesquisa e desenvolvimento na interação. Os resultados mostram uma crescente interação entre a Petrobras e as universidades brasileiras, levando a um alargamento da rede de colaborações científicas da empresa e reforçando sua base de conhecimentos.

Palavras-chave


Interação Universidade-Empresa. Coautoria. Análise de Redes Sociais. Brasil. Indústria do Petróleo

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DOI: https://doi.org/10.20396/rbi.v16i2.8650114

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