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Dinâmica da difusão de inovações no contexto brasileiro
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Palavras-chave

Difusão de inovações. Teoria de Rogers. Modelo de Bass. Economias emergentes. Brasil

Como Citar

LOPES FERREIRA, Jamila; RUFFONI, Janaina; MARIAN CARVALHO, Alexsandro. Dinâmica da difusão de inovações no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 175–200, 2018. DOI: 10.20396/rbi.v16i4.8650852. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8650852. Acesso em: 20 jun. 2024.

Resumo

Inovação e difusão são conceitos imbricados. Compreender a difusão de inovações significa avançar no entendimento do progresso tecnológico. Há na literatura o entendimento de que a difusão é contexto-dependente. O objetivo do estudo é analisar a difusão de inovações no Brasil, considerando suas particularidades socioeconômicas. Com dados de consumo retirados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para seis produtos em diferentes períodos, estimaram-se curvas de difusão, baseadas em Rogers (1962), e calcularam-se coeficientes, conforme Bass (1969). Os principais resultados foram: o modelo mostrou-se útil para a análise da difusão no Brasil, demonstrando que as teorias de Rogers e Bass são relevantes também para este contexto; a difusão dos produtos investigados encontra-se em diferentes estágios e caracteriza-se por ser, essencialmente, um processo de imitação; e devem-se considerar as peculiaridades da difusão para a economia brasileira, pois há fatores endógenos que a tornam diferenciada.
https://doi.org/10.20396/rbi.v16i4.8650852
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