Especialização inteligente e a descoberta empreendedora em Pernambuco

perspectivas dos atores de inovação de confecções e de automotivo-TI

Palavras-chave: Estratégias de especialização inteligente, Processo de descoberta empreendedora, Pernambuco, Confecções, Automotivo-TI.

Resumo

As estratégias de especialização inteligente (RIS3) têm-se assumido como um novo paradigma de políticas regionais de inovação na União Europeia. Suas características diferenciadoras operam numa dupla dialética entre um processo planeado top-down e na participação profunda bottom-up dos atores para definir prioridades de investimento por meio de processos de descoberta empreendedora. Este artigo parte da experiência recente de adaptação dos princípios RIS3 ao Brasil, no estado de Pernambuco. São analisados dois setores – confecções e atividades no cruzamento das tecnologias de informação com o setor automotivo  (automotivo-TI) – para testar a metodologia RIS3, identificar necessidades e utilização de serviços de inovação e gerar potenciais “atividades transformadoras” para o desenvolvimento dos referidos setores. O artigo mobiliza informação de um questionário e de sessões participativas, para evidenciar semelhanças e diferenças entre ambos os setores e identificar pistas para ideias-parcerias para a promoção da dinâmica inovadora neste estado brasileiro.

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Biografia do Autor

Hugo Pinto, Universidade de Coimbra

Professor no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. 

Raphael D'Emery, Prefeitura Municipal de Caruaru

Mestrado em Tourism Economics and Regional Development pela Universidade do Algarve. Comissionado da Prefeitura Municipal de Caruaru.

Carla Nogueira, Universidade do Algarve

Doutoranda da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Universidade do Algarve, Faro, Portugal.

Manuel Laranja, Universidade de Lisboa

Professor na Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

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Publicado
2019-09-23
Como Citar
Pinto, H., D’Emery, R., Nogueira, C., & Laranja, M. (2019). Especialização inteligente e a descoberta empreendedora em Pernambuco. Revista Brasileira De Inovação, 18(2), 299-330. https://doi.org/10.20396/rbi.v18i2.8654323
Seção
Artigos