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Potencial criativo e padrões de migração
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Palavras-chave

Criatividade
Aglomerados criativos
Redes
Modelo baseado em agentes

Como Citar

FAVARETTO, Leonardo Francisco; CATELA, Eva. Potencial criativo e padrões de migração: uma abordagem computacional baseada em agentes. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 19, p. e0200012, 2020. DOI: 10.20396/rbi.v19i0.8655394. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8655394. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O presente trabalho formula um modelo computacional baseado em agentes visando compreender o comportamento migratório da classe criativa e os padrões de aglomeração urbana a ele associados, assim como a relação de tais padrões com o potencial criativo. Na formulação do modelo, foram utilizados conceitos de geografia evolutiva econômica, teoria de redes e a literatura de economia criativa. O modelo simula o aprendizado, interação e migração dos agentes, considerando diversidade étnica, política e sexual, assim como as amenidades urbanas e oportunidades de emprego como fatores atratores da classe criativa.
Como resultado, observa-se uma relação exponencial entre o potencial criativo e população de uma localidade, sugerindo uma vantagem relativa e absoluta dos grandes centros no que tange ao potencial para inovar. Considerando as variáveis que interferem na velocidade de crescimento do potencial criativo, a quantidade de conhecimento trocado entre os agentes parece exercer um efeito potencializador superior ao número de interações entre agentes.

https://doi.org/10.20396/rbi.v19i0.8655394
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