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Políticas setoriais e inovação
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Palavras-chave

Automóvel elétrico
Sistema tecnológico de inovação
Políticas de inovação

Como Citar

WOLFFENBÜTTEL, Rodrigo Foresta. Políticas setoriais e inovação: entraves e incentivos ao automóvel elétrico no Brasil. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e022017, 2022. DOI: 10.20396/rbi.v21i00.8665264. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8665264. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Tendo o fenômeno da eletrificação dos meios de transporte como pano de fundo, o presente artigo volta-se para a análise da infraestrutura institucional do setor automotivo brasileiro para compreender o modesto desempenho do país face a economias líderes em eletrificação. Mais detidamente, debruça-se sobre algumas políticas centrais na trajetória recente do setor automotivo e suas implicações para a mudança tecnológica. Para tanto, buscou analisar, a partir do conceito de Sistema Tecnológico de Inovação (STI), a maneira como essas políticas se relacionam à implementação do automóvel elétrico, produzindo situações de alinhamento institucional, ou não, que acabam por atuar como mecanismos de indução ou bloqueio à inovação. A análise das políticas revela uma infraestrutura institucional pouco alinhada ao STI em questão.

https://doi.org/10.20396/rbi.v21i00.8665264
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