Banner Portal
A indústria brasileira e as cadeias globais de valor
PDF

Palavras-chave

Resenha

Como Citar

MARCATO, Marília Bassetti. A indústria brasileira e as cadeias globais de valor: uma análise com base nas indústrias aeronáutica, de eletrônicos e de dispositivos médicos. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 397–399, 2016. DOI: 10.20396/rbi.v15i2.8649136. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649136. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A indústria brasileira e as cadeias globais de valor: uma análise com base nas indústrias aeronáutica, de eletrônicos e de dispositivos médicos, de autoria de Timothy Sturgeon, Gary Gereffi, Andrew Guinn e Ezequiel Zylberberg, é o produto de uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), motivada pela reconfiguração da produção e comércio globais. A pesquisa tem como principal objetivo avaliar a integração do Brasil às cadeias globais de valor (CGV), bem como o papel desempenhado pelas instituições e as possibilidades no campo da política industrial. Tendo como base três estudos de caso – as indústrias aeroespacial, de dispositivos médicos e de eletrônicos –, o livro contribui com recomendações de políticas, estimulando o debate a respeito do papel das políticas industriais para promover setores-chave ao crescimento econômico. O principal argumento dos autores é de que o Brasil deve aumentar sua participação em CGV em áreas de especialização orientadas para exportação, considerando segmentos de alto valor agregado nos quais pode ser mundialmente competitivo. Para tanto, a política industrial cumpre papel fundamental.

https://doi.org/10.20396/rbi.v15i2.8649136
PDF

Referências

STURGEON, Timothy; GEREFFI, Gary; GUINN, Andrew e ZYLBERBERG, Ezequiel. A indústria brasileira e as cadeias globais de valor: uma análise com base nas indústrias aeronáutica, de dispositivos médicos e de eletrônicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, 264 p.

O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na RBI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.