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Escola Politécnica de São Paulo: engenharias políticas no ensino superior paulista nos inícios republicanos
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Memória

Como Citar

FRANCIA CERASOLI, Josianne. Escola Politécnica de São Paulo: engenharias políticas no ensino superior paulista nos inícios republicanos. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 201–220, 2018. DOI: 10.20396/rbi.v17i1.8651950. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8651950. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A Escola Politécnica, origem da instituição que desde 1934 integra a Universidade de São Paulo, foi organizada pelo governo paulista e instaurada em 1893. Este estudo analisa os significados associados a essa instituição que se articula ao prestígio desfrutado pelas ciências matemáticas no século XIX. Identificam-se, na fundação da Escola e nas ações dos engenheiros no período, as aproximações entre os projetos políticos liberais e os saberes e práticas da engenharia, tidos como científicos e de perfil predominantemente pragmático. Considerando o projeto da Politécnica e seus meios de difusão de conhecimentos – anuários e periódicos – discutem-se os efeitos imaginados a partir da criação da Politécnica, também pelo sensível potencial de inovação e atualidade a ela associados.
https://doi.org/10.20396/rbi.v17i1.8651950
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