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Ecossistema de inovação em plataformas de aplicativos
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Inovação
Exigência do mercado consumidor

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GIOVANINI, Adilson; BITTENCOURT, Pablo Felipe; URIONA, Maurício. Ecossistema de inovação em plataformas de aplicativos: um estudo exploratório do papel dos usuários. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 19, p. e020005, 2020. DOI: 10.20396/rbi.v19i0.8655371. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8655371. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

As plataformas de aplicativos fazem parte de ecossistemas de inovação, onde as interações entre usuários finais e desenvolvedores autorregulam o crescimento do próprio ecossistema. Uma das informações mais importantes para esse processo são as avaliações dos usuários. Com o intuito de analisar o impacto dessas informações, este artigo utiliza uma regressão por mínimos quadrados ordinários (MQO) para o ano de 2016, com base em 19 variáveis para 60 países. É mensurado o grau de exigência do mercado consumidor, utilizando um novo indicador baseado nas avaliações dos usuários finais para verificar a consistência de relações entre qualidade da demanda (mensurada pelo novo indicador) e o desempenho inovador de diferentes países nesse segmento. Os resultados evidenciam a robustez e as novas possibilidades de pesquisa que surgem, dadas as características positivas apresentadas pelo novo indicador construído através da utilização de ferramentas de big data e data analytics. Esse indicador mostra que a qualidade da demanda apoia inovações no segmento produtivo, o que levou à concussão de que obter feedback da demanda mais sofisticada representa um estímulo potencial poderoso ao avanço no desenvolvimento de aplicativos.

https://doi.org/10.20396/rbi.v19i0.8655371
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