Banner Portal
Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente
PDF

Palavras-chave

Inovação em serviços. Qualidade de vida no trabalho. Gestão de pessoas.

Como Citar

GUIDELLI, Nilo Sergio; BRESCIANI, Luis Paulo. Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 341–365, 2009. DOI: 10.20396/rbi.v7i2.8648968. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648968. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O artigo aborda a percepção de trabalhadores de atendimento ao cliente sobre a capacidade de inovação das empresas nas quais trabalham, bem como os fatores que influenciam o bem-estar em duas situações distintas: no ato do atendimento ao cliente e nas mudanças no conteúdo das atividades propostas pela coordenação do trabalho. Apresenta ainda as principais atividades identificadas pelos empregados como propostas das organizações para a melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Os dados foram coletados por intermédio de levantamento exploratório, com amostra de 97 empregados envolvidos com inovação, incumbidos de atender clientes para oferecer-lhes novos produtos e serviços ou melhorias nestes. Os resultados contribuem com o conhecimento relacionado ao vínculo entre gestão da inovação e gestão de pessoas. Oferece também um diagnóstico para o estabelecimento de diretrizes na implantação de programas de QVT em empresas que buscam realizar mudanças na área de atendimento ao cliente.
https://doi.org/10.20396/rbi.v7i2.8648968
PDF

Referências

Albuquerque, F. Desenvolvimento econômico local: caminhos e desafios para a construção de uma nova agenda política, Rio de Janeiro: BNDES, 2001.

Barreto, F.L. “O sofrimento psíquico e o processo de produção no setor de telefonia: tentativa de compreensão de uma atividade com caráter patogênico”, Dissertação de Mestrado em Administração, Belo Horizonte, Faculdade de Administração da UFMG, 2001.

Bresciani, L.P. “O contrato da mudança: a inovação e os papéis dos trabalhadores na indústria brasileira de caminhões”, Tese de Doutorado em Ciência e Tecnologia, Campinas, Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNICAMP, 2001.

Bresciani, L.P. “Inovação e trabalho: bases conceituais e desenvolvimento regional no Grande ABC”, Caderno Gestão Regionalidade, São Caetano do Sul: IMES, ano 5, n.10, p.22-32, 1º semestre 2004.

Bresciani, L.P.; Quadros, R. “A inovação e os papéis dos trabalhadores: o caso Mercedes-Benz”, in Nabuco, M.R. (org.), Indústria automotiva: a nova geografia do setor produtivo, Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Castilhos, C. “Inovação”, in Cattani, A.D. (org.), Trabalho e tecnologia: dicionário crítico, Petrópolis: Vozes, 1997.

CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Das normas especiais de tutela do trabalho – Das disposições especiais sobre duração e condições de trabalho. Disponível em http://www.trt02.gov.br/geral/tribunal2/legis/CLT/TITULOIII.html. Acesso em 8 de setembro de 2007.

Corrochano, M.C.; Nascimento, E. “Jovens, sindicato e trabalho no setor de telemarketing – Relatório final da Pesquisa Juventude e Integração Sul-Americana”, São Paulo, Ação Educativa, mimeo., 2007.

Duraffourg, J. “Um robô, o trabalho e os queijos: algumas reflexões sobre o ponto de vista do trabalho”, in DIEESE (org.), Emprego e desenvolvimento tecnológico: Brasil e contexto internacional, São Paulo: DIEESE, 1998.

Fernandes, E.; Gutierrez, L.H. “Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) – Uma experiência brasileira”, Revista de Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, v.23, n.4, p.29-38, out./dez., 1988.

Limongi-França, A.C. “Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho: um estudo comparativo entre satisfação dos empregados e esforço empresarial nas empresas com certificação ISO 9000”, Tese de Doutorado em Administração, São Paulo, FEA da USP, 1996.

Limongi-França, A.C. Qualidade de Vida no Trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial, São Paulo: Atlas, 2004.

Ohno, T. O sistema Toyota de produção, Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Oliveira Jr., M.M. (org.) Brazilian call center industry report 2005 – The Global Call Center Industry Project. Disponível em http://www.ilr.cornell.edu/globalcallcenter. Acesso em 22 de setembro de 2007.

Quadros, R. “Capacitação tecnológica limitada e uso do trabalho na indústria brasileira”, in SEADE, Brasil em artigos, São Paulo: Fundação SEADE, 1995.

Sampaio, J.R. (org.) Qualidade de Vida no Trabalho e psicologia social, São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

Samulski, D.; Chagas, M.H.; Nitsch, J. Stress, Belo Horizonte: Lapes, UFMG, 1996.

Tidd, J; Bessant, J.; Pavit, K. Managing innovation: integrating technological, market and organizational change, Nova York: Wiley, 1997.

Vilela, L.V.O; Assunção, A.A. “Os mecanismos de controle da atividade no setor de teleatendimento e as queixas de cansaço e esgotamento dos trabalhadores”, Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20 (4), p.1.069-1.078, jul.-ago., 2004.

Walton, R. “Criteria for quality life”, in Davis, L.E.; Cherns, A.B., The quality of working life: problems, prospects and state of the art, Nova York: The Free Press, v.1, 1975.

O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na RBI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.