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Avaliando os efeitos da introdução de computadores em escolas públicas brasileiras
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Palavras-chave

Aprendizado com computadores. Política educacional. Educação.

Como Citar

FIRPO, Sergio Pinheiro; PIERI, Renan Gomes De. Avaliando os efeitos da introdução de computadores em escolas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 11, p. 153–190, 2012. DOI: 10.20396/rbi.v11i0.8649040. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649040. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os efeitos do uso de computadores e outras tecnologias de informação e comunicação nas escolas. Para isso, avalia-se a primeira etapa de um programa que distribuiu computadores e outros acessórios de informática e treinou professores de escolas pertencentes a municípios com baixo IDH. Estimou-se o impacto do programa sobre variáveis de desempenho dos alunos e variáveis de recursos nas escolas. Como resultado, observa-se que, a despeito do aumento significativo do acesso aos laboratórios de informática e ciência pelas escolas participantes, o impacto do programa no curto prazo tende a ser negativo sobre o desempenho dos alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Contudo, para alunos da 4ª série, esse resultado negativo fica menor em termos absolutos ao longo do tempo, indicando que parece haver um efeito de longo prazo positivo, porém pequeno, entre crianças mais novas e expostas às novas tecnologias de informação. Tal resultado não é encontrado para a 8ª série, onde foram verificados resultados de longo prazo nulos ou negativos, indicando que crianças mais velhas, quando expostas a tecnologias de informação nas escolas, não apresentam ganhos de aprendizado.
https://doi.org/10.20396/rbi.v11i0.8649040
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