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Economia de redes, externalidades e estruturas de mercado: o conceito de concorrência qualitativa
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Palavras-chave

Economia de redes. Externalidades. Concorrência.

Como Citar

HERSCOVICI, Alain. Economia de redes, externalidades e estruturas de mercado: o conceito de concorrência qualitativa. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 45–72, 2013. DOI: 10.20396/rbi.v12i1.8649054. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649054. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em realizar, a partir do modelo de Rohfls,  uma análise micro e mesoeconômica das redes eletrônicas e da internet. Em função da complexificação dos Sistemas de Informação e Comunicação (SIC) , acrescentarei as  variáveis que correspondem a essas evoluções, e analisarei as novas formas concorrenciais que caracterizam esses mercados. A este respeito, proporei uma tipologia dos diferentes mercados, e mostrarei porque os mercados nos quais se exerce uma concorrência qualitativa são os mais concorrenciais. Em uma primeira parte, apresentarei o modelo de Rohlfs (1974),  mostrarei em que medida   a complexificação do SIC se traduz por novas modalidades de concorrência, e ressaltarei os limites explicativos deste modelo diante dessas evoluções. Numa segunda parte,  acrescentarei uma série de variáveis ao modelo original de Rohlfs, e  construirei assim uma tipologia das diferentes formas de concorrência e das estruturas de mercado.
https://doi.org/10.20396/rbi.v12i1.8649054
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